quarta-feira, 20 de junho de 2012

PSDB estadual anula convenção e "lança" Tokuzumi



Diário de Suzano ed.: 9232 - 19 de junho de 2012
A convenção do Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Suzano, realizada há duas semanas, foi anulada. A decisão foi tomada ontem pela comissão da executiva estadual da sigla, que se reuniu na sede do partido em São Paulo. A presidente do diretório municipal, Ana Julia Cardoso, foi triplamente convidada (pessoalmente, pelo correio e por meio de edital), mas não compareceu nem mandou representante. 
"Teve uma auto-dissolução no partido lá. Como não tem partido oficialmente, não tem como fazer convenção", destacou o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, enfatizando que foi dado à Ana Julia o direito de se pronunciar sobre a questão. "Ela entrou na Justiça, disse que eu cassei. Eu não cassei nada. Fomos comunicados (da auto-dissolução). Tudo bem que ganharam liminar, mas fizemos o que a juíza (da 34ª Vara do Fórum João Mendes, em São Paulo, Adriana Sachsida Garcia) quis", finalizou Tobias.
O advogado Ricardo Porto, que representou o grupo que apoia o ex-prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi, às Eleições 2012, complementou, dizendo que a medida foi tomada uma vez que Ana Julia não cumpriu com uma determinação anterior do PSDB estadual. O diretório, inclusive, publicou comunicado dizendo que em hipótese nenhuma poderia haver uma convenção na cidade. "A executiva entendeu que houve descumprimento da deliberação do diretório estadual. Por isso, de forma unânime, foi deliberado o cancelamento dessa convenção".
O juizado eleitoral de Suzano deve ser informado ainda hoje sobre o conteúdo da reunião. Com isso, a então candidatura à Prefeitura do empresário José Augusto Cardoso Filho, o Zé Cardoso, não tem validade. 
Quanto ao nome do candidato, de fato, à Prefeitura, não está descartada a possibilidade da própria executiva estadual indicar o nome em uma próxima reunião, esperada para a semana que vem. "É muito possível que a comissão vai pegar para si a atribuição de nomear o candidato de Suzano", apontou Porto. Ainda assim, ele fez questão de relembrar que em reunião anterior a executiva já havia definido por 13 votos a quatro o nome de Paulo Tokuzumi como candidato ao cargo de prefeito pelo PSDB de Suzano. 
"Estamos tratando agora de candidatura. E o que foi exposto lá dentro (da sala de reunião), é que o candidato que tem apoio, que tem o respaldo do PSDB estadual, é o Paulo Tokuzumi. A gente tem a tranquilidade absoluta que o Paulinho é o candidato lá na nossa cidade". Após receber as notícias sobre as decisões, Tokuzumi, ao lado de seus advogados, disse estar muito tranquilo com o panorama tucano em Suzano. "O partido está unido em torno do meu nome", destacou, relembrando que ele passou a fazer parte da sigla no ano passado a convite do governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Acho que isso acaba tranquilizando não só a gente, mas os outros que estão junto com a gente e a população de Suzano", finalizou.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira