terça-feira, 12 de junho de 2012

Educação Últimas creches serão entregues até setembro


A expectativa da Prefeitura de Mogi é de que o 41º centro educacional, que completa o pacote, seja inaugurado no aniversário da cidade
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Prefeito destacou importância da unidade no Itapeti, como a maior segurança para os moradores, que não precisarão atravessar rodovia
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) concluirá o Programa de Expansão de Creches de Mogi das Cruzes, que prevê a construção de 41 unidades, até setembro. A expectativa é de que o 41º centro educacional seja inaugurado no aniversário da cidade, em 1º de setembro. O programa, que tinha previsão inicial de 40 prédios, foi ampliado. 
Na tarde de ontem, Bertaiolli e a secretária municipal de Educação Maria Geny Borges Ávila Horle entregaram a 31ª instituição de ensino. O bairro contemplado foi o Parque Residencial Itapeti. A Escola Municipal Professora Eugênia Fochi de Araújo atenderá 550 alunos, capacidade cinco vezes maior que as demais creches/escolas construídas no município. Trata-se da maior instituição de ensino do programa de expansão. Ela será a segunda do pacote educacional a oferecer o atendimento em ensino fundamental. A primeira a contar com esse tipo de instrução foi o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Maria Luiza Fernandes, no Jardim Piatã.


Dos 550 estudantes, 440 são do 1º ao 5º ano do fundamental. Os demais (110) são alunos com idade entre quatro meses e 5 anos, que permanecerão no local em período integral. A escola, que recebeu investimentos de R$ 2,6 milhões, conta com berçário, salas de atividade para educação infantil, biblioteca multimídia, sala de informática, pátio coberto, entre outros espaços. A partir do próximo mês, passará a ter uma horta educativa, que é um projeto social do Fundo Social de Solidariedade do Estado e da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento. "Com escola instalada no Residencial Itapeti nós acabamos com a perigosa travessia que os alunos precisavam fazer da Mogi-Dutra a fim de estudar no Jardim Araci ou na Ponte Grande. A criança vai entrar nesta unidade com cinco meses de vida e só vai sair quando tiver cinco anos", destacou Bertaiolli, ao lembrar a oferta de ensino fundamental. "Além de toda a estrutura da unidade, ela oferece uma das vistas mais bonitas de Mogi das Cruzes", disse o chefe do Executivo.


As próximas regiões que terão creches inauguradas são: Taiaçupeba, CDHU Pitangueiras, em César de Souza, Vila Jundiaí, Jundiapeba, Botujuru, Conjunto do Bosque, Vila Brasileira, Cidade Parquelândia, Pindorama e Jardim Esplanada.


No domingo, dia 16, o prefeito vai até Taiaçupeba inaugurar a instituição de ensino. A entrega fará parte das comemorações de aniversário do bairro. "As chuvas dos últimos dias atrasaram o cronograma de obras, mas vamos fazer o possível para que domingo ela esteja pronta", revelou Bertaiolli. 


ATI
Também ontem, a Prefeitura entregou a 26ª Academia da Terceira Idade (ATI) do município. O equipamento foi implantado na praça Galdino Pinheiro Franco, no Mogi Moderno. Além do bairro, a estrutura irá atender os moradores do São João, Alto da Boa Vista, Jardim Veneza e parte da região central da cidade.


Fonte:Mogi News