sexta-feira, 8 de junho de 2012

Aniversário Arujá comemora 53 anos com bons resultados e projetos para o futuro


Com o que já conseguiu com os governos federal e estadual, a cidade passa a ter destaque em todo o Alto Tietê
Bras Santos
Da Redação
Divulgação

Cidade está em franco desenvolvimento com investimentos e novidades em setores diversificados
Com uma extensa programação cultural e grandes projetos em andamento e em via de serem colocados em prática, Arujá comemora hoje o 53º aniversário de emancipação política e administrativa e 160 anos de fundação. As atrações promovidas pela prefeitura, que incluem o Encontro das Nações na avenida Amazonas, foram iniciadas no último dia 1º e se estenderão até o próximo dia 13. 
Mas além da festa, os mais de 75 mil habitantes da cidade têm muita coisa para comemorar, segundo o prefeito Abel Larini (PR), que antecipou ao Mogi News a sua disposição de tentar a reeleição e entrar para a história do município e do Alto Tietê como o terceiro prefeito a assumir quatro mandatos. 
Arujá, que deverá arrecadar mais de R$ 190 milhões até o final deste ano, pode ser considerada, pelos números e comparativos, uma das cidades mais ricas da região. E ainda vive a expectativa de receber grandes investimentos dos governos federal e, especialmente, do estadual. "Nossa cidade vive um grande momento, com grandes conquistas para comemorar e projetos importantes que serão colocados em prática", destacou o prefeito Larini em recente conversa com a reportagem. 
Sobre as principais conquistas dos últimos anos, o prefeito ressalta a reabertura da maternidade da cidade. Esse serviço foi implantado no terceiro mandato de Larini e interrompido (o hospital foi fechado) na administração do ex-prefeito Genésio Severino da Silva (DEM). Ao ganhar a eleição em 2008, o atual prefeito se comprometeu em reabrir a maternidade onde funciona também um hospital municipal totalmente bancado pela prefeitura. 
Com recursos do governo federal, o prefeito Abel Larini também conseguiu instalar as três últimas alças de acesso no trevo que liga a cidade com a rodovia Presidente Dutra, uma das obras mais idealizadas e aguardadas pela população e também da região.


Novas obras
Até o mês que vem, a Prefeitura de Arujá quer inaugurar em parceira com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) a escola avançada do Serviço Social da Indústria (Sesi) que terá capacidade para atender até 800 alunos em cursos técnicos profissionalizantes. O prédio foi alugado e está sendo reformado. A estrutura e os professores serão oferecidos pelo Sesi, que é vinculado a Fiesp e ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). 
O prefeito de Arujá também está muito otimista com os recursos que a cidade receberá por meio da Agenda Metropolitana do Estado. A principal obra garantida ao município por esse programa, que pretende melhorar a infraestrutura nas cidades da Grande São Paulo, será a duplicação da estrada de Santa Isabel, que liga Itaquaquecetuba a Arujá. Na visita que fez à região na quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin reforçou a disposição do Estado em executar essa obra a partir de 2013.


Arujá também será beneficiado com investimentos de mais de R$ 250 milhões que serão aplicados nas próximas três décadas para ampliação da rede de coleta e tratamento de esgotos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


Cidade Legal
A Prefeitura de Arujá foi uma das primeiras da região a aderir ao programa Cidade Legal da Secretaria de Estado da Habitação para a regularizarão de loteamentos e áreas de ocupação. 
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) informou que a cidade aparece em primeiro lugar no ranking de áreas regularizadas.

Fonte:Mogi News