quarta-feira, 28 de março de 2012

Pró-Criança amplia atendimento



Melhoria Reforma e remanejamento de estrutura no Pró-Criança visam atender a demanda do inverno


DANILO SANS
Para aumentar a capacidade durante os períodos de pico, o Pró-Criança poderá ganhar mais uma sala de atendimento durante as obras de reformas que fecharão a unidade entre os dias 9 e 23 de abril. Para isso, um espaço já existente deverá ser adaptado para receber o novo consultório. Com o aumento da demanda observado desde sua instalação, em 2008, a espera pela consulta chega levar uma hora. As informações são da coordenadora de Pediatria da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Cunha, que é responsável ainda pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Pró-Criança.


Além disso, durante as obras, os funcionários (inclusive os nove médicos) que prestam serviços na unidade serão remanejados para auxiliar no atendimento nos outros postos de saúde 24 horas da Cidade, localizados no Jardim Universo, Distrito de Jundiapeba e na Vila Suíssa. Estes devem receber um movimento atípico por conta dos cerca dos 300 atendimentos diários que deixarão de ser feitos no Pró-Criança durante o período de reforma.


"A gente viu a demanda crescer, mas por conta do espaço físico ainda não dá pra aumentar a capacidade", conta Rosângela, explicando que a clínica possui apenas quatro consultórios. "Vamos tentar nos planejar para otimizar uma quinta sala, para ser utilizada apenas quando a demanda estiver muito elevada", fala.


A médica ressalta que houve um aumento grande na procura pelos serviços no último mês. Entretanto, a elevação seria sazonal e já esperada pela equipe. "No dia 1º de fevereiro, 116 crianças foram atendidas. Depois disso, a procura começou a aumentar e em março, com a chegada do outono e do frio, houve um aumento natural de crianças. Tivemos um pico no dia 20 [de março] com 320 atendimentos", informa ela, dizendo que nos últimos dias a clínica registrou a média de 300 procedimentos diários.


Segundo Rosângela, em 2008 – quando o equipamento foi inaugurado – a demanda pelos serviços era bem administrada por dois profissionais que ficavam no local durante os plantões. Agora, durante o dia, quatro médicos prestam serviços e já existe a necessidade de se colocar um quinto para atender nas épocas mais movimentadas.


Os horários de maior espera, conforme diz a médica, são por volta das 10 horas e também das 16 horas. "Isso acontece em qualquer serviço de pronto-atendimento. Os picos, mesmo assim, continuam dentro da capacidade do Pró-Criança, ainda que eventualmente haja uma fila de espera maior. Mas, se a pessoa chegar às 7 horas, vai levar apenas 20 minutos para preencher a ficha e ser atendida", garante.


Ontem, na parte da tarde, a quantidade de pessoas que esperavam no local assustava quem passava em frente. Alguns pais chegaram a desistir do atendimento, mas quem conseguiu passar o filho no médico garante que a espera não foi tanta. "Quando cheguei, tinha tanta gente que pensei que passaria a tarde toda, mas não fiquei mais de 30 minutos aqui dentro", diz Djeiny Nascimento da Silva, de 18 anos, que passou o filho de nove meses no pronto-atendimento.


Fonte:O Diário de Mogi