quinta-feira, 22 de março de 2012

Danos Caminhões detonam a Perimetral


Num intervalo de meia hora, das 11h30 ao meio-dia, mais de 100 carretas passaram pela via que liga bairros
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Excesso de caminhões pesados danifica o pavimento todos os dias; além disso, fluxo de veículos com destino ao litoral também cresceu muito nos últimos anos
Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Transportes revela: em média, 4 mil veículos trafegam pelos 15 quilômetros do anel viário da cidade, a via Perimetral. Grande parte desse volume de tráfego compreende carros de passeio, vindos da capital com destino ao litoral, e caminhões de carga que saem da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) com destino à rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). 
Foi o que constatou o Mogi News no início da semana ao percorrer a via. Entre os bairros Jardim Araci e Volta Fria, trecho de ligação entre as duas principais estradas da cidade, a Mogi-Dutra e a Mogi-Bertioga, a reportagem flagrou a passagem de diversos caminhões. 
Num intervalo de meia hora, das 11h30 ao meio-dia, mais de 100 carretas passaram pela Perimetral. A média de fluxo foi equilibrada, em torno de 50 a 52 caminhões a cada 15 minutos. A maioria dos veículos passou em alta velocidade, especialmente no trecho da estrada do Pavan, no Jardim Araci, independentemente da sinalização informando que o limite a ser seguido pelos motoristas é de 60 km por hora, na maior parte dos trechos. 
Morador da Volta Fria há cerca de dez anos e vendedor ambulante às margens da Perimetral há pouco mais de oito meses, Carlos Jesus Santos, de 39 anos, confirma que o tráfego de caminhões é intenso no trecho de Brás Cubas. "Duzentos é pouco se levar em questão que estamos em pleno horário de almoço. Dependendo do dia da semana e do horário, como no início da manhã, é um número bem maior. E todo tipo caminhão: baú, carreta, cegonheira, até contêiner e caminhões carregando barcos já vi passar por aqui. O problema é o pó e o estrago na estrada com tantos buracos", conta. 


Gastos
Estudos preliminares da Prefeitura apontam uma estimativa de custo na ordem de R$ 19 milhões para obras de revitalização dos 250 mil metros quadrados de pavimento e sinalização de todos os 15 km da avenida Perimetral, composta pelas avenidas Pedro Romeiro, Lothar Waldemar Hoehne, Dr. Edson Consolmagno, Joaquim Pereira de Carvalho, Valentina de Melo Freire Borenstein, David Bobrow, Prefeito Henrique Perez e Dr. Álvaro de Campos Carneiro. O anel viário foi implantado por etapas desde o ano de 1987, como rota para desvio do centro comercial da cidade dos caminhões de carga e veículos de grande porte. 
Como nos últimos anos a via tem sido utilizada com frequência por caminhoneiros e turistas que têm como destino o litoral, especialmente nos feriados prolongados, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) decidiu recorrer à superintendência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que o Estado assuma os investimentos em recuperação e manutenção da pista.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por sua vez, informou que tem conhecimento do grande fluxo de veículos e da importância da avenida Perimetral para a região. No entanto, por ser esta uma via de responsabilidade, administração e manutenção do município, o órgão decidiu encaminhar a solicitação da Prefeitura de Mogi à Secretaria Estadual de Planejamento.


Fonte:Mogi News