Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya
Serviços de manutenção do muro de contenção de encostas no km 46,9 estão devagar
As obras de contenção da encosta da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), no km 46,9, seguem em ritmo lento. Com a previsão de término para o final deste ano, há duas semanas nenhum operário é visto no local. A única atividade notada naquele ponto foi o trabalho de técnicos do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), que realizam sondagem do terreno, para detectar possíveis infiltrações.
Por meio da Assessoria de Imprensa, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pelos trabalhos, informou apenas "que realiza serviços de manutenção do muro de contenção de encostas existente no km 46,9" e que "a previsão é que eles sejam concluídos em dezembro deste ano". O investimento é de R$ 1,6 milhão.
O Mogi News foi até o local na tarde de ontem e encontrou apenas o "caseiro" da obra. Ele informou que dois fiscais haviam acabado de deixar o canteiro. Nenhum maquinário ou ferramenta foi encontrado. Os únicos sinais que ali existia um serviço em andamento eram as chapas de metal cobertas por lonas, o container onde o caseiro ficava e as redes de plástico que demarcavam o espaço onde os trabalhos eram realizados.
Jardim Araci
Ao contrário do cenário encontrado no km 46,9 da Mogi-Dutra, três máquinas eram utilizadas nos serviços de escavações para a construção do acesso da rodovia ao Jardim Araci. A conclusão da obra, que sofreu inúmeros atrasos desde o ano passado, é estimado para novembro. Segundo informações do DER, "algumas detonações ainda ocorrem, mas com pequena intensidade", já "as escavações devem terminar até o final deste mês". Os trabalhos estão concentrados ao lado da rua Benedicto Pereira de Farias.
As obras começaram em 2009 e deveriam terminar em junho de 2010. Mais de um ano depois, grande parte do serviço foi concluída. As pistas duplas estão liberadas. A parte estrutural da passagem foi finalizada. As escavações no sentido capital também, mas ainda é preciso retirar a terra e explodir algumas rochas para construir o acesso no sentido contrário. O investimento previsto nesta obra é de R$ 5 milhões.
Fonte:Mogi News