domingo, 31 de julho de 2011

Ressonância Falta fiscalização aos planos, diz Bertaiolli

Prefeito mogiano descarta, por enquanto, a aquisição de uma máquina de ressonância magnética para exames na rede municipal de saúde
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) avalia que a falta de fiscalização nos planos de saúde é o grande problema na demora para a realização de exames de alta complexidade, como ressonância magnética. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece o equipamento aos mogianos. 
Ele admitiu que a rede municipal não estuda neste momento a aquisição de uma máquina de ressonância. "Não é simplesmente comprá-la. É preciso manter e operar", justificou. 
Por mês, a Secretaria Municipal de Saúde agenda uma média de 100 exames do tipo. Os mogianos que precisam passar pela análise são encaminhados a Guarulhos, Itaim e Santo André. "Mogi evoluiu nesta questão. Instalamos raios X nos postos 24 horas e implantamos tomógrafos em César de Souza e na Santa Casa. Mamógrafos também fazem parte da rede municipal de saúde", detalhou.


O Mogi News mostrou na edição de ontem que o município, mesmo com dois hospitais públicos, três particulares e diversas clínicas, conta com apenas com dois aparelhos de ressonância magnética. No setor público, as filas de espera para a realização do procedimento chegam a ultrapassar seis meses. Na rede privada, os valores ultrapassam R$ 600.


Pedidos de aquisição de um equipamento para o Luzia de Pinho Melo chegaram a ser feitos, principalmente, por meio do deputado estadual Luís Carlos Gondim (PPS), no entanto, seguem sendo analisados pelo governo estadual. 
A falta de equipamento no município e a demora para que um paciente consiga passar pelo procedimento foi evidenciado após o episódio envolvendo o editor-chefe do Grupo Mogi News, Marcio Siqueira. O jornalista estava internado no Hospital Ipiranga, que demorou seis dias para encaminhá-lo para o exame de ressonância magnética numa clínica da cidade. O exame foi realizado depois de muita pressão de autoridades e da Imprensa. O Ipiranga também, depois de muita insistência, liberou o encaminhamento de Siqueira para o Hospital Paulistano, na capital, muito mais preparado para o atendimento do caso do jornalista, diagnosticado com hidrocefalia. Márcio passou por uma cirurgia na noite de sexta-feira. O procedimento foi muito bem sucedido e agora ele está em franca recuperação, com previsão de alta no decorrer ainda desta semana.

Fonte:Mogi News