sábado, 16 de julho de 2011

INSS Revisão vai beneficiar 6,5 mil aposentados

Correção vale para os benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004. Na região, 11 mil pessoas serão contempladas
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Benefício será pago em setembro somente para os aposentados que ingressaram na Justiça
Pelo menos 6,5 mil aposentados mogianos devem ser beneficiados pelo pagamento da revisão do teto da aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), anunciada pelo Ministério da Previdência Social na terça-feira passada. Somada a Biritiba-Mirim, Guararema e Salesópolis, o contingente beneficiado na região chega a 11 mil, de acordo com a subsede regional do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical. Os dados das demais cidades do Alto Tietê não foram divulgados.


A revisão vale para as aposentadorias concedidas entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004 que tenham sido limitadas ao valor máximo pago pela previdência na data do primeiro reajuste. Significa que podem receber a correção todos que, nesse período, tenham aposentado com o maior valor possível ao pagamento pelo INSS e que não tenham sido contemplados com as correções anuais. 
Somente os que entraram com ações na Justiça reivindicando o direito às correções poderão receber o reajuste a partir de setembro.


A decisão vai beneficiar 131.161 segurados. De acordo com o Ministério, serão reajustados 117.135 benefícios ativos. Cálculos da Advocacia-Geral da União apontam que o aumento médio no benefício desses aposentados será de R$ 184,86 e o impacto mensal na folha do INSS, de R$ 28 milhões.


"Existem nestas quatro cidades aproximadamente 55 mil aposentados, dos quais 11 mil devem ser beneficiados com a correção do teto. Por isso, estamos pedindo que os que têm direito e ainda não tomaram providências legais venham até o Sindicato para que entremos com as ações judiciais", afirmou o presidente da subsede. 
O sindicato fica na rua Afonso Pena, 137, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na Vila Industrial. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4699-8720 ou 4699-8713. 
As ações de aposentados nessas situações correm no Juizado Especial Federal, localizado à rua Fernando Costa, em Brás Cubas. O número total de processos tramitando atualmente não pôde ser divulgado pela ausência do diretor Dori Lara, que retorna de licença na próxima terça-feira.


Fonte:Mogi News