quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conhecimento Orientadores de informática aprendem sobre tecnologia

Divulgação

Palestra faz parte da formação dos orientadores de informática
A programação de formação para profissionais da educação, organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, tem como um dos destaques a palestra "Novas tecnologias: uma possibilidade de democratização do conhecimento", que acontecerá hoje, às 13h30, no Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg). 
O público-alvo são os 44 orientadores de informática da Secretaria Municipal de Educação que atuam nas escolas municipais.
A palestra será ministrada pela professora Becky Henriette G. Milano, que leciona na graduação e na pós-graduação da Universidade de Guarulhos, é mestre e doutora em Educação. Neste dia, também serão apresentados o histórico do Programa de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME), a estrutura organizacional da secretaria e as Matrizes e Diretrizes Curriculares Municipais e sua relação com a tecnologia. 
A formação dos orientadores começou na última segunda-feira e segue até 22 de julho com a realização de minicursos de Flash (desenho e ênfase em Programação), Linux Educacional, Moodle (plataforma para cursos à distância) e Joomla (sistema de gerenciamento de conteúdo). 
"O objetivo é que os orientadores contribuam com o trabalho na escola, desenvolvendo sites ou jogos e também que aprimorem seus conhecimentos para contribuírem com Programa de Tecnologia Educacional", observou a coordenadora do programa, Diane Mota Mello Freire.


Assistência social
Outros segmentos do governo municipal também recebem investimento em capacitação e formação. A Secretaria Municipal de Assistência Social ofereceu, na semana passada, palestras sobre o atendimento à criança em situação de trabalho infantil aos profissionais da Prefeitura e de entidades conveniadas ao poder público. As palestras foram realizadas no auditório da Associação Comercial de Mogi das Cruzes e debatem assuntos com legislação, políticas públicas e socialização das crianças.


"São entidades e profissionais que atuam conosco no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que atualmente atende 330 crianças da cidade", explica a secretária Marinês Piva. A cidade apresenta índices positivos nesta área - praticamente não há crianças em situação de trabalho infantil e a Prefeitura mantém uma rede de apoio bem organizada, formada por órgãos públicos como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e entidades sociais. Mas, segundo a secretária Marinês Piva, o trabalho precisa ser realizado de forma contínua: "Identificamos os pontos estratégicos da cidade, como semáforos e feiras livres, e realizamos abordagens diárias nestes locais", comenta Marinês, acrescentando que as crianças identificadas nesta situação recebem apoio, que se estende à família.


Fonte:Mogi News