quarta-feira, 20 de julho de 2011

Passagens de nível: CPTM passará a operar cancelas

Medida será discutida com prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e ainda não tem prazo para entrar em prática
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Fernandes falou do fim do convênio com a Prefeitura em visita para conhecer nova frota de ônibus. Acidente recente motivou decisão
O Estado irá cancelar o convênio com a Prefeitura de Mogi das Cruzes e voltará a operar as cancelas das passagens de nível da linha férrea. A informação é do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que esteve ontem na cidade acompanhando a apresentação de 30 novos ônibus da concessionária CS Brasil que vão atender 33 linhas intermunicipais na região. 
A decisão de cancelar o convênio com a administração foi interna e consequência do acidente ocorrido no último dia 9, quando um trem arrastou um carro. A colisão feriu duas pessoas. Caso seja colocada em prática, a operação dos equipamentos pela CPTM poderá complicar ainda mais o trânsito no município, pois o procedimento de fechamento e abertura das passagens de nível ficará mais lento.


De acordo com o secretário, o fato de o Estado operar as cancelas na cidade trará mais segurança ao sistema. Diferentemente do que ocorre hoje, os equipamentos serão abertos ou fechados automaticamente, e não através do acionamento de um guarda. 
Fernandes evitou falar em prazos para efetivar o cancelamento do convênio com a Prefeitura de Mogi. Primeiro, deverá conversar com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) sobre o assunto. "Preciso falar com o prefeito. Não é uma questão impositiva. A qualidade não mudará, mas vai melhorar a segurança. Talvez demore mais (o tempo de fechamento) e esse é o conflito que estamos vivendo. Vou aumentar a segurança, mas pode ser que no horário de pico haja mais problemas (com o trânsito local)".


O secretário afirmou que a medida foi discutida internamente entre técnicos da pasta. "Estamos muito preocupados com essa situação. Todos sabem que a cancela não era e não é operada por nós e esse é um pedido do próprio município. Estamos pensando, conversamos internamente, vamos conversar com o prefeito Bertaiolli e cancelar este convênio e tratar de operar todas as cancelas, nós mesmos", explicou. 
Segundo ele, de seis a oito municípios ainda possuem cancelas como as de Mogi entre todos os 20 que possuem linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "Achamos conveniente que (as cancelas) fiquem conosco porque no momento do acidente quem foi cobrado? Acabamos sendo nós. Então, nós vamos operar", afirmou.


Fonte:Mogi News