segunda-feira, 16 de maio de 2011

Indústria: Presidente da Daikin se reúne com Bertaiolli hoje para selar instalação

Matéria publicada em 17/05/11
Indústria:
Presidente da Daikin se reúne com Bertaiolli hoje para selar instalação
Chegada da empresa à cidade será oficializada e empresário deve anunciar o número de vagas de emprego
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Multinacional japonesa será instalada num amplo terreno, às margens da rodovia Mogi-Bertioga
O presidente da empresa Daikin, Takahide Shibata, se reúne hoje, às 9h30, com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para tratar da instalação de uma unidade fabril da multinacional na cidade. O encontro terá também a presença do diretor-industrial da empresa, Wataru Yamanoto.
Durante o encontro, deve ser anunciado o número oficial de empregos a serem gerados - estima-se que sejam cerca de mil vagas - e o cronograma das obras, que têm previsão de término para 2014. A reunião pode selar também a entrega do projeto executivo da fábrica, que ainda não foi protocolado na Prefeitura.

A vinda de representantes da empresa estava sendo esperada na administração municipal, justamente pelo fato de o investimento não estar garantido ou pelo menos aprovado pelo governo do município. Conforme disse no sábado passado ao Mogi News o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, as negociações com a empresa já duravam um ano e o "vazamento" da informação à Imprensa teria adiantado a divulgação. O encontro, portanto, deve oficializar o acordo.

Durante a visita do presidente da empresa, podem ser divulgados também detalhes do processo de seleção para os futuros funcionários. Na sexta-feira, teve início a contratação de um grupo seleto de pessoas, que devem ocupar cargos administrativos na futura unidade.
Seria um número pequeno de trabalhadores com domínio do idioma japonês, dekasseguis preferencialmente, que deverão passar cerca de seis meses no Japão conhecendo as fábricas de Osaka Shiga e Ibaraki, para saber como funciona o processo industrial e o maquinário.


Investimento
Estima-se que o investimento da Daikin na unidade mogiana seja de mais de R$ 50 milhões. Á área escolhida fica às margens da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e foi comprada do empresário Fumio Horii, por algo em torno de R$ 20 milhões, segundo o secretário Marcos Damásio.
Além de Mogi das Cruzes, a diretoria da multinacional analisou outras áreas, como no município de Sorocaba, interior do Estado.

Vereadores mogianos também devem participar do encontro de hoje, entre eles, o tucano Pedro Komura, que participou das negociações.

Fonte:Mogi News