segunda-feira, 16 de maio de 2011

PT, PDT, PC do B e PSB discutem proposta conjunta de reforma política

PT, PDT, PC do B e PSB discutem proposta conjunta de reforma política

Reunidos com o ex-presidente Lula, representantes das quatro legendas chegam a consenso sobre sistema de voto proporcional e voto obrigatório; grupo ainda fará novos encontros

16 de maio de 2011 | 20h 21
Quatro partidos da base do governo Dilma Rousseff se reuniram nesta segunda-feira, 16, emSão Paulo, em torno do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para discutir a estratégia conjunta para a votação de uma proposta de consenso de reforma política pelo Congresso Nacional. No encontro, estavam representantes do PT, PDT, PC do B e PSB que decidiram fazer novas reuniões para fechar um projeto comum.
Após duas horas de reunião, os partidos concordaram em apresentar ao Congresso um documento conjunto com as propostas das legendas, que incluirá também sugestões da sociedade civil.
De acordo com o deputado Rui Falcão, presidente nacional do PT, os partidos conseguiram chegar a um consenso sobre a defesa do sistema de voto proporcional, manutenção do voto obrigatório, fidelidade partidária e financiamento público exclusivo das campanhas. "Há um consenso de que o financiamento responde a uma série de anseios para controle das campanhas e tem um sentido democrático mais forte que leva a disputa a um nível de igualdade (política) maior", disse o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo.
Para os dirigentes, a união entre as quatro legendas em torno da proposta de reforma política já é "um avanço" e pode ajudar a pressionar o Congresso a colocar o tema em votação ainda neste ano. "Esse tipo de reunião não existia e agora vamos realizar periodicamente", revelou Rabelo. Segundo Falcão, além dos quatro partidos da base, outros partidos também devem ser procurados.

Fonte:O Estado de S.Paulo