sábado, 14 de maio de 2011

Denúncia: Paciente renal tem atendimento ruim

Denúncia:
Paciente renal tem atendimento ruim
Daniel Carvalho
Gondim: Problema urgente
A falta de atendimento em Mogi das Cruzes e Suzano para pacientes portadores de doenças renais crônicas é um dos problemas mais sérios do sistema de saúde pública na região do Alto Tietê, segundo o médico e deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). No início da semana, ele tratou desse assunto com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Ontem, o parlamentar adiantou que a falta espaço nos dois institutos de nefrologia da região (instalados em Mogi e Suzano) e o envio de pacientes para fazer hemodiálise em Guarulhos e na capital será discutida em uma reunião da Frente Parlamentar com os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) na manhã de segunda-feira, em Arujá.

Gondim explicou que o serviço de hemodiálise é considerado de alta complexidade: "Esse tipo de tratamento é financiado pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Ocorre que tanto em Suzano como em Mogi o teto para tratamento de hemodiálise está fixado em 200 pacientes. O problema é que as cidades da região, cujos pacientes são atendidos nos institutos de Suzano e Mogi, têm mais portadores de doenças renais que o número de vagas autorizadas: "Em média, 40 pessoas que precisam desse procedimento praticamente todos os dias não estão conseguindo fazer tratamento nos institutos das duas cidades em razão do teto fixado. Falei ao secretário sobre a gravidade dessa situação e ficou estabelecido que teremos de acionar o governo federal para que o teto de pacientes seja revisto para cima", argumentou. O deputado observou que a Frente Parlamentar e os deputados federais eleitos pela região terão de conseguir do Ministério da Saúde o aumento do teto financeiro para os institutos de nefrologia.

Na audiência, gondim alertou para a crise financeira que afeta as Santas Casas de Santa Isabel e Salesópolis. Outro tema urgente discutido foi o da crescente procura pelo serviço de ginecologia (cirurgias) e de planejamento familiar do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. (B.S.)

Fonte:Mogi News