sábado, 23 de abril de 2011

Vacinação contra gripe deve imunizar 58 mil mogianos

Vacinação contra gripe deve imunizar 58 mil mogianos
Marcelo Pascotto
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Idosos devem tomar vacina
Começa na próxima segunda-feira a Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, em todos os postos e unidades de saúde de Mogi das Cruzes. A novidade este ano é de que foi ampliado o número de pessoas que poderão receber a imunização contra a doença. Além dos idosos, serão vacinadas as crianças com seis meses a 1 ano e 11 meses, gestantes, profissionais que trabalham em hospitais e postos de saúde, além dos indígenas e portadores de doenças crônicas. No dia 30, denominado Dia D, será realizado um mutirão em todo o Estado de São Paulo para conseguir vacinar todos dentro do prazo.
A Secretaria Municipal de Saúde estima que 58 mil mogianos deverão receber a vacina. As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, que em 2009 casou uma epidemia no mundo e fez várias vítimas. No ano passado, aconteceu a primeira imunização contra a gripe suína, mas foi realizada em época diferente da sazonal. Em todo o Estado, 5,5 milhões de paulistas serão imunizados contra a gripe, este número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões da população que deverá receber a vacina.
Segundo a médica da Vigilância Epidemiológica do Município, Tereza Nihei, a vacinação seguirá até o dia 13 de maio. Ela acredita que haverá o comparecimento do público-alvo da campanha. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. "A escolha por este grupo de pessoas foi uma determinação do Ministério da Saúde", declara. Aliás, esta população foi a que apresentou maior vulnerabilidade para contrair a gripe A H1N1.
De acordo com a responsável pela Vigilância, depois do aparecimento deste tipo de gripe em 2009, as pessoas, sobretudo os idosos, estão mais conscientes sobre a importância da imunização. Desde 1999, os brasileiros acima de 60 anos são vacinados contra a gripe. "No primeiro ano da campanha tivemos 80% da adesão, depois este número foi baixando um pouco. No entanto, com a campanha realizada no ano passado, voltamos a registrar números satisfatórios de imunização dos idosos", lembra.
A profissional fez questão de salientar que a dose não pode causar a doença, porque é feita apenas com partes do vírus. "Isso não é o suficiente para provocar a gripe na pessoa. As reações são normais, mas o desenvolvimento da gripe é ocasionada pela baixa imunidade do indivíduo ou por ter o vírus incubado, não pela vacina", orienta.

O propósito da campanha com os idosos é evitar a gripe e doenças como a pneumonia, principal causa de óbitos da população brasileira nesta faixa de idade. Nesta época do ano, outono e inverno aumenta o volume de aparecimento da doença, principalmente porque as pessoas costumam permanecer em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, os idosos são mais suscetíveis a contrair o vírus da gripe comum, já as gestantes e crianças, de contraírem a Influenza A H1N1.

Fonte:Mogi News