sábado, 23 de abril de 2011

Serviço público Atendimento cresce até 300% na Ouvidoria

Serviço público
Atendimento cresce até 300% na Ouvidoria
Nos últimos três meses, a elaboração de protocolos de reclamação tem mantido a média de dois mil. População está fazendo mais contato
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Romildo: Bom índice de solução de casos que chegam à Ouvidoria
A Ouvidoria Municipal de Mogi das Cruzes completou seis meses de funcionamento em março com um crescimento de quase 300% no número de mogianos quem procuram soluções de problemas por meio deste serviço. Em outubro do ano passado, quando a ferramenta passou a funcionar, houve "apenas" 700 contatos, enquanto em março último, 2.012 pessoas solicitaram algum tipo de serviço. Ao todo, já são mais de nove mil atendimentos. Os dados foram divulgados pelo ouvidor Romildo Campelo.

Nos últimos três meses, a elaboração de protocolos de reclamação tem mantido a média de cerca de dois mil. Campelo acredita que o volume de procura será mantido.

Segundo o ouvidor, quase 54% da demanda de março foi resolvida e o restante dos pedidos segue em análise. "Temos feito um levantamento diário de todas as solicitações que chegam até nós, e, se mais da metade foi atendida, posso considerar esta situação extremamente positiva", ressaltou Campelo.
Depois de tomar conhecimento do caso, os funcionários do órgão comunicam a secretaria responsável por resolver o problema. Cinco dias depois de ser informada, a pasta deve responder se a situação foi resolvida ou qual procedimento será adotado para equacioná-la. "Se a demanda não for solucionada e nenhuma ação tiver sido executada é preciso responder quando o pedido do mogiano será atendido", explicou o ouvidor. "Como há diferentes assuntos, há prazos distintos para resolver cada um deles, mas em cinco dias, já temos ideia do que e quando será resolvido", destacou.


Internet
O crescimento na utilização da Internet foi notado no balanço apresentado pelo ouvidor. Em fevereiro deste ano, apenas 8% das reclamações ou sugestões foram feitas por meio eletrônico, e-mail, principalmente, ou o canal da Ouvidoria no microblog Twitter. Um mês depois, a utilização da rede mundial de computadores saltou para 17%.

Este aumento, segundo Campelo, está relacionado à ampliação de canais de comunicação. No mês passado, o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (www.mogidascruzes.sp.gov.br) ganhou um link da Ouvidoria, com um formulário onde a pessoa pode preencher a reclamação ou sugestão. "A novidade fez com que o acesso por meio virtual registrasse este aumento significativo", destacou. O e-mail da Ouvidoria Municipal é o ouvidoria@pmmc.com.br. O telefone para contato é o 156.


Procura
Cerca de 60% de todas as solicitações estão relacionadas a pedidos de serviço, como limpeza de bueiros e terrenos, fechamento de buracos em vias, entre outros. Cerca de 30% são reclamações de falta de água, serviços pedidos e não executados e reparos mal feitos. O restante (10%) agrega as denúncias, como veículos estacionados em locais proibidos ou ambulantes ilegais.
As secretárias mais acionadas são: Serviços Urbanos, com 20%, Segurança com 17%, e Saúde com 15%, parte deste número é derivado do disque-dengue, que acaba sendo contabilizado como solicitações na área da saúde. As outras secretarias representam 48%.

Fonte:Mogi News