terça-feira, 15 de março de 2011

Bertaiolli tucano

Márcio Siqueira
Daniel Carvalho


Bertaiolli tucano
O vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB) convidou o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) a filiar-se ao PSDB. Cuco viu na novela da saída do grupo de Bertaiolli - ao lado do prefeito da capital, Gilberto Kassab - do DEM uma oportunidade de conquistar o valioso "passe" do companheiro de Prefeitura. Agora, o vice escancara o ninho tucano a ele. Bertaiolli, agradecido, ficou de pensar no assunto. 


Estratégia
Cuco sabe que Bertaiolli deverá acompanhar Kassab, seja na iminente criação do novo partido, o PDB, ou mesmo numa eventual permanência nas hostes democratas, mas, por desencargo de consciência, resolveu ser cortês com o chefe do Executivo mogiano, somando ainda mais pontos com ele e dando-lhe uma alternativa interessante.
Guilherme Bertti


Araújo no PMDB
O presidente da Câmara, Mauro Araújo (DEM), deve filiar-se ao PMDB em breve. Depois do acirramento do mal-estar com Cuco, por conta da convenção tucana para a qual Araújo não foi convidado, o presidente do Legislativo teria amadurecido a conclusão que o PMDB mogiano, comandado pelo aliado Geraldo Tomás Augusto, o Geraldão, vai lhe credenciar naturalmente para ser o novo vice de Bertaiolli. 


Janela apertada
Para isso, no entanto, Araújo teria de esperar a abertura de uma janela partidária ou reforçar o estoque de matérias publicadas para o preparo de um dossiê que comprove estar sendo perseguido pelo tucanato, agarrando assim o motivo legal para a transferência de partido.




Sem PR
A ida de Araújo para o PR não deve, então, vingar. A resistência do presidente municipal da legenda, Marcos Damásio, criaria problemas a curto, médio e longo prazos.


Brasil-Japão
O deputado federal Junji Abe (DEM) postou no Twitter: "A Frente Parlamentar Brasil/Japão, agenda para amanhã (hoje) audiências com o ministro Antonio Patriota e com o embaixador Akira Miwa, cujo assunto é o Japão". Ainda ontem, Junji e outros parlamentares se reuniram com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe. 


Erro de cálculo
Significa o seguinte: ao contrário do que havia sido declarado pelo colega de Junji, deputado federal Hidekazu Takayama, e que havia sido publicado na sexta-feira à noite pelo site Globo.com, os parlamentares da Frente Parlamentar Brasil - Japão não seguiram no domingo para o país devastado pelo terremoto e pelo tsunami.




Russos e japoneses
Segundo nota reproduzida no sábado nesta coluna, Junji, Takayama, Luiz Nishimori, Walter Ihoshi e Yolando Keiko Ota iriam ao Japão no dia seguinte. Takayama, tido como primeiro presidente da tal frente, falou por todos, mas se esqueceu de combinar com os russos, quer dizer, com os colegas descendentes de japoneses. A viagem só existiu na cabeça de Takayama.
Daniel Carvalho


Indústria da multa
Matéria veiculada pelo "Fantástico", no domingo, revelou o mundo de corrupção que norteia a indústria da multa. Nela, três empresas que têm ou tiveram negócios com Mogi foram "representadas" por funcionários, que, "grampeados" explicaram os métodos do pagamento de propina a agentes públicos: a Consladel, a Engebrás e a Eliseu Kopp.


Lá e aqui - I
A Consladel, não é de hoje, instalou e opera os radares do município, serviço feito até 2004 pela Eliseu Kopp. A Engebrás, por sua vez, é aquela que instalou, a pedido do governo do Estado, um festival de radares na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), entre eles o famigerado "dedo-duro", objeto de tanta reclamação por parte de motoristas.
Sobre a Engebrás, uma denúncia ao Ministério Público foi formalizada ontem, com base na matéria do "Fantástico" pelo advogado José Carlos de Souza, o Charutinho.




Lá e aqui - II
A Eliseu Kopp ficou famosa em Mogi. Primeiro, em 1999, por ter instalado e mantido o radar da curva do Mizuta, equipamento que multava freneticamente e que ensejou milhares de recursos administrativos. Depois, em 2004, quando a população se revoltou com a proliferação de equipamentos, sob a batuta do então secretário de Transportes José Odair Pereira Diniz, demitido pelo então prefeito Junji logo depois

Fonte: Mogi News.