segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PR vai entrar com processo de expulsão contra deputado Sandro Mabel


O presidente nacional do PR e ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, anunciou nesta segunda-feira (31) que a legenda deverá entrar com processo contra o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) caso ele insista em manter a candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. A informação foi dada dentro de seu gabinete após reunião com a executiva do partido.

"Vamos entrar na Justiça e queremos que o suplente assuma o lugar do titular [Mabel]. Ele vai ter direito de defesa", afirmou. De acordo com Nascimento, a decisão pela expulsão foi unânime dentro do partido, cujos parlamentares apoiam a candidatura do petista Marco Maia (RS) à presidência. A decisão de Mabel contraria, segundo ele, o estatuto do partido.

"Ele não é mais bem visto dentro do partido. Tomara que ele tenha juízo", disse o ministro, em forma de ultimato -- Mabel tem algumas horas para decidir se mantém a candidatura.

A eleição do presidente e dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é amanhã (1º), após a posse dos deputados eleitos em outro passado para a 54ª legislatura.
Nascimento negou que haja um desconforto dentro do PR por ter sido a primeira legenda a apresentar "um ato de rebelião" contra o governo de Dilma Rousseff, por fazerem parte da base aliada governista no Congresso Nacional.
“Será caracterizada como infidelidade partidária a desobediência às normas estatutárias e às diretrizes estabelecidas pelos órgãos partidários competentes, sujeitando à aplicação sumária da pena prevista no artigo 48 [de expulsão]”, define o artigo 4º do estatuto do PR.

Outros cargos

A legenda definiu a indicação formal do deputado federal Inocêncio de Oliveira (PE) como candidato à Mesa Diretora. da Câmara dos Deputados. O PR terá direito a um espaço na Mesa, em face à representação proporcional como partido da base aliada dogoverno.