quinta-feira, 22 de março de 2012

ANTT autoriza passagem de coletor sob a ferrovia em CésarANTT autoriza passagem de coletor sob a ferrovia em César


O superintendente de Serviços de Transporte de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboru Ofugi, baixou portaria, no início desta semana, autorizando o Semae de Mogi a implantar uma travessia subterrânea de um coletor de esgoto sob a linha férrea utilizada pela MRS Logística, nas proximidades da área da antiga Howa do Brasil, hoje pertencente à Helbor Empreendimentos, no Distrito de César de Souza. A Agência também isentou o Semae do pagamento de contrapartida pela utilização da faixa de domínio ferroviária, em razão do interesse público envolvido na obra. Com a publicação de medida, na edição de ontem do "Diário Oficial da União", o diretor geral do Semae, Marcus Melo, informou à coluna que deverá abrir concorrência para contratação de uma empresa especializada para execução do serviço, já que a obra terá de ser feita sem interromper ou atrapalhar o tráfego de trens de carga por aquele trecho da estrada de ferro. Após definir a empreiteira, o Semae terá dez dias para encaminhar cópia do contrato à ANTT. A portaria do superintendente foi recebida com satisfação por Melo, já que o coletor possibilitará ao Semae encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgotos, localizada junto ao Parque Centenário, todo esgoto a ser coletado na região do Jardim São Pedro, CDHU e adjacências. O coletor com diâmetro de 600 mm terá uma extensão de 3 km passando pelas avenidas Paulo VI, João XXIII, Córrego dos Corvos e Residencial Ipoema, seguindo em direção da ETE do Parque, beneficiando cerca de 20 mil pessoas, ao custo de R$ 2 milhões, com recursos do próprio Semae.


 Fonte:O Diário de Mogi

Pintor presta depoimento hoje



Justiça Réu confesso, Tartaruga volta ao Fórum para falar sobre o assassinato de Renata e Roberta


LUCAS MELONI
O julgamento do pintor Antônio Carlos da Silva, conhecido como Tartaruga, de 30 anos, acusado de assassinar, em novembro do ano passado, as irmãs Roberta e Renata Yoshifusa, pode acontecer até o final deste ano se não for apresentado nenhum recurso por parte da defesa. A expectativa é de que o caso siga para júri popular. A Justiça ouve hoje à tarde, no Fórum Central, o réu e também o médico legista Zeno Morrone, diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Mogi das Cruzes, responsável pelo exame necrológico nas meninas.


As informações são do advogado da família Yoshifusa e assistente da Promotoria de Justiça, José Beraldo. "Se não houver recurso até o final do ano, deve ocorrer o julgamento. Por ser um duplo homicídio e ter a questão da violência sexual, o caso deve ir para júri popular. Ele sabia o que estava fazendo, ele tem características de serial killer", disse.


Tartaruga deve ser interrogado pela Justiça hoje, às 14h50, na 2ª Vara Criminal do Fórum de Mogi das Cruzes, próximo à Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Também está previsto o depoimento do diretor do IML.


Segundo Beraldo, o legista deverá contar alguns detalhes observados durante a necropsia das vítimas, enquanto o pintor será questionado sobre o que o levou a cometer os crimes. "Quero ver o que ele vai dizer já que, conforme ele disse, não estava bêbado e nem tinha usado drogas", acrescenta.


O advogado salienta que a pena de Tartaruga para o duplo homicídio com agravantes poderia ser perpétua. "Eram meninas indefesas, duas princesinhas. A pena deveria ser de aproximadamente 100 anos ou perpétua", opina.


O duplo homicídio aconteceu na noite de 11 de novembro passado na Vila Oliveira. Renata e Roberta morreram de choque hemorrágico resultante de facadas desferidas que atingiram, principalmente, as regiões da cabeça e pescoço. A Polícia apurou, na época, que a irmã mais velha foi a primeira a ser morta pelo pintor. Silva trabalhava há 15 anos para a família Yoshifusa e disse ter sofrido um "branco" na hora do crime. No dia seguinte ao fato ele confessou os assassinatos à Polícia Civil.


Tartaruga está detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes. Na primeira audiência, no início do mês, o pintor chegou a ser levado até o Fórum, mas não foi ouvido pela Justiça. Nesse dia, apenas os pais das vítimas, assim como a empregada e o piscineiro da casa, prestaram depoimentos.


Fonte:O Diário de Mogi

Dilma sofre novo revés na Câmara



 
REAÇÃO Índios fazem manifestação nas dependências da Câmara contra a aprovação de PEC sobre terras


BRASÍLIA
O PMDB votou maciçamente contra o governo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e comandou a aprovação da proposta de emenda constitucional tirando poderes do presidente da República para demarcar terras indígenas, áreas de preservação ambiental e regiões de quilombolas.


Os votos do PMDB foram fundamentais para a aprovação do projeto. A resistência governista foi feita pelos deputados do PT, do PCdoB, do PSB, do PV e do PSOL. Em número menor, esses partidos tentavam, desde a semana passada, impedir a votação. Os demais partidos da base ficaram divididos e a oposição votou contra o governo.


"Comissão assassina. Assassinos", entoou um grupo de índios presente na sala da CCJ, assim que o presidente da comissão, Ricardo Berzoini (PT-SP), anunciou o resultado. Apesar do tumulto no final da reunião, a votação do projeto foi concluída com 38 votos a favor e 2 votos contrários. Os demais deputados que não queriam a aprovação da proposta entraram em obstrução, portanto não votaram, em uma última tentativa para derrubar a reunião.


Pelo projeto, o Executivo não poderá mais fazer demarcações das terras. Essa decisão ficará por conta dos parlamentares por meio de projeto de lei, aprovado por maioria simples. Depois da CCJ, a proposta de emenda constitucional seguirá para votação em comissão especial e no plenário.


"Todos os Estados têm problemas com questões indígenas. Queremos discutir isso com a sociedade. A Funai exagerou na proposta de novas terras para demarcação", argumentou o deputado Moreira Mendes (PSD-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.


"É um retrocesso enorme. Na prática não haverá mais demarcação de terras indígenas, de preservação ambiental nem de quilombolas", protestou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Ele anunciou que vai recorrer à presidência da Câmara contra a aprovação da proposta.


O deputado argumenta que a proposta fere pontos consagrados na Constituição: o reconhecimento das terras ocupadas pelos índios como direito original e a prerrogativa do Executivo em demarcar as terras. Molon afirmou que esses dois princípios foram reafirmados por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da reserva Raposa Serra do Sol.


"O direito dos índios a essas terras é mais antigo do que qualquer outro de qualquer ruralista que se sinta prejudicado com a demarcação de terras", disse Molon. O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), afirmou que apenas um terço das terras dos índios está demarcada. "A proposta coloca em risco 90 grupos indígenas isolados, que serão apagados", disse.


O projeto teve parecer favorável do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Antes dele, no entanto, a proposta recebeu parecer contrário do deputado Luiz Couto (PT-PB). "Essa projeto vai impedir que haja mais áreas indígenas e de quilombolas identificadas. O Executivo ficará impedido de resolver essa questão", disse Couto.


Fonte:O Diário de Mogi

Cenário escolhidos



O futuro Hospital de Brás Cubas Waldemar Costa Filho,a canalização do Córrego dos Canudos e o,
Unica,de Jundiapeba,foram os cenários escolhidos pela cúpula do Partido Republicanos [PR]em Mogi,
das Cruzes para as suas inserções da progaganda eleitoral gratuita.
Ontem pela manhã,uma grande movimentação no Hospital de Brás Cubas chamou atenção.


Fonte:Mogi News

Nova entrada


Daniel Carvalho
 
A proposta de trazer a bilheteria da estação de trem de Brás Cubas para a altura do Supermercado Spani e da rotatória faz todo sentido agora que as obras de canalização do córrego dos Canudos ganham fôlego.


Fonte:Mogi News

Bancada



Deputado Estadual André do Prado
Lá estavam a bancada dos vereadores do PR e o deputado estadual André do Prado. Serão 40 inserções de 30 segundos a partir do próximo dia 18 de abril. 
Candidatos
No Alto Tietê, o PR deverá lançar candidatos a prefeito: Rogério Tarento (Itaquá), Abel Larini, atual prefeito de Arujá, que tenta a reeleição, José Carlos Dias Loureiro (Ferraz de Vasconcelos), Benedito Rafael (Salesópolis) e o vereador Júnior da Locadora, em Poá. Em Suzano, não há definição e em Mogi das Cruzes tudo indica que o PR deverá manter a parceria com o atual prefeito Marco Bertaiolli, que vai tentar a reeleição. 
Saúde em baixa
O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado estadual André do Prado, afirmou ontem ao MN que os problemas de atendimento no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, estariam ocorrendo porque a unidade tem atendido acima de sua capacidade e o governo estadual precisa investir mais no hospital. Ele vai aproveitar este problema e também a polêmica envolvendo o Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues para tentar uma solução junto à Secretaria de Estado da Saúde.  


Fonte:Mogi News

Informativo



Mauro Luis Claudino de Araujo
O vereador Mauro Araújo (PMDB) lançou o boletim informativo prestando contas com uma retrospectiva de seu mandato enquanto parlamentar e dos dois anos que esteve na presidência do Legislativo mogiano. Um dos destaques foi a troca da frota da Câmara, que gerou economia com a devolução de R$ 2,1 milhões provenientes da sobra do orçamento do Legislativo em 2011 para o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), e a cobrança por mais policiais, entre outras ações.


Fonte:Mogi News

Mulher de Expressão Homenageadas de prêmio serão reveladas hoje em grande festa


Premiação está marcada para as 20 horas, no Clube de Campo, e vai homenagear 43 profissionais do Alto Tietê
Juliana Miranda
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke
 
Anualmente, o Grupo Mogi News de Comunicação realiza a festa que homenageia e valoriza as mulheres de toda a região do Alto Tietê
Chegou o grande dia, em que os nomes das 43 homenageadas do 7º Prêmio Grupo Mogi News Mulher de Expressão 2012 serão revelados. A festa, que vai marcar a premiação das mulheres que mais se destacaram na sua área de atuação no Alto Tietê no ano passado, está marcada para esta noite, a partir das 20 horas, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes, na rua Duarte de Freitas, 133, no Parque Monte Líbano. 
Aproximadamente 620 convidados estão confirmados e vão desfrutar de uma noite inesquecível de festa e homenagens. 
O já tradicional jantar dançante, comandado pelo bufê Trópikos e pela banda Soul, de São Paulo, vai mais uma vez surpreender os convidados pela elegância, além do anúncio das ganhadoras, que foram divididas em 42 categorias. 
A edição deste ano começou a ser preparada com antecedência e as vencedoras já haviam sido de-finidas em janeiro, quan-do houve a votação final por uma comissão julga-dora, com base em indicações realizadas por entidades de classe e secretarias de governo de Mogi das Cruzes e região, bem como por formadores de opinião.


Consolidado como o principal prêmio em ho-menagem às profissio-nais da região, a sétima e-dição do evento con-quistou o apoio de vá-rios parceiros, como Lo-ja do Pintor, Marrka, Es-cola Técnica Mogiana (ETM), Armários - Projeto Inteligente, Porto Seguro, Dryclean, Maple Bear Canadian School e Genea Construtora. E a organização garante repetir o mesmo sucesso das edições anteriores. 
Sucesso
Nestes sete anos, a iniciativa pioneira do Grupo Mogi News de Comunicação se consolidou e conquistou a credibilidade do público da região. De acordo com o diretor-comercial do Grupo MN, Wilson Bego, faz parte dos objetivos do jornal fomentar o desenvolvimento da sociedade e a mulher é fundamental nesse processo de crescimento: "É um grande mérito para o Grupo MN, que ganha cada vez mais credibilidade devido ao sucesso e à seriedade dos eventos realizados".


A diretora vice-presidente do Grupo MN, Sonia Massae de Moraes, lembra que o jornal lançou, em 1996, o Expo Mulher News, um projeto pioneiro que contou, durante uma semana, com exposições de produtos de parceiros e atividades voltadas ao público feminino: "O resultado foi muito gratificante e nos motivou a dar continuidade a projetos que proporcionem a atenção e o devido valor que as mulheres do Alto Tietê merecem".


Fonte:Mogi News

Gospel Pastor Juanribe Pagliarin vem a Mogi


Cantores André Valadão e Elaine de Jesus também já estão confirmados para o Encontro de Mulheres Cristãs
Divulgação
 
Pagliarin é "o pregador da FM"
Neste sábado, dia 24 de março, as mulheres de fé têm um encontro marcado: a 3ª edição do Encontro de Mulheres Cristãs do Alto Tietê, que será realizada no ginásio do Clube Náutico Mogiano, no Mogilar, a partir das 18 horas. Três grandes convidados estão confirmados: Juanribe Pagliarin, o pregador da FM - suas ministrações na Rádio Vida elevaram a emissora ao posto de 7ª lugar no ranking geral do Ibope das FMs de São Paulo - e os cantores André Valadão, um dos nomes mais expressivos no meio gospel, e Elaine de Jesus, com seu animado repertório de música evangélica pentecostal. O evento é promovido pela revista Exibir Gospel, com o apoio da Rádio Vida 96.5 FM e da TV Mogi News.


"Nossa proposta neste ano é reunir um público maior e proporcionar momentos de comunhão com Deus, renovação da nossa fé e, é claro, muitas alegrias. Acreditamos que as mulheres cristãs têm muitas conquistas para celebrar juntas", destacou a diretora-presidente da Exibir Gospel, Sentileusa de Moraes. O Encontro é uma iniciativa para proporcionar momentos de confraternização entre o público feminino que compartilha da mesma fé e promete muitas surpresas, inclusive a distribuição de vários brindes.


Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones 2312-0523, 2312-0521 e 7726-4337 ou pelo ID: 86*228488, pelo site www.exibirgospel.com.br ou nos pontos de venda (veja ao lado).


O valor é R$ 25, meia-entrada para estudantes e para quem doar um quilo de alimento não perecível (arquibancada), e R$ 50 para a área VIP.




Pontos de venda
Os pontos de venda dos ingressos são: Livraria Ágape I (rua Isidoro Boucault, 109, Brás Cubas, Mogi das Cruzes - telefone: 3596-0740); Livraria Ágape II (rua Dr. Deodato Wertheimer, 1.712, centro, Mogi - telefone: 2378-3600); Livraria Usem (rua Brás Cubas, 107, centro, Mo-gi - telefone: 4799-1382); e L´acqua di Fiori (rua 27 de Outubro, 387, Suza-no - telefone: 4759-3142).


Fonte:Mogi News

Danos Caminhões detonam a Perimetral


Num intervalo de meia hora, das 11h30 ao meio-dia, mais de 100 carretas passaram pela via que liga bairros
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Excesso de caminhões pesados danifica o pavimento todos os dias; além disso, fluxo de veículos com destino ao litoral também cresceu muito nos últimos anos
Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Transportes revela: em média, 4 mil veículos trafegam pelos 15 quilômetros do anel viário da cidade, a via Perimetral. Grande parte desse volume de tráfego compreende carros de passeio, vindos da capital com destino ao litoral, e caminhões de carga que saem da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) com destino à rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). 
Foi o que constatou o Mogi News no início da semana ao percorrer a via. Entre os bairros Jardim Araci e Volta Fria, trecho de ligação entre as duas principais estradas da cidade, a Mogi-Dutra e a Mogi-Bertioga, a reportagem flagrou a passagem de diversos caminhões. 
Num intervalo de meia hora, das 11h30 ao meio-dia, mais de 100 carretas passaram pela Perimetral. A média de fluxo foi equilibrada, em torno de 50 a 52 caminhões a cada 15 minutos. A maioria dos veículos passou em alta velocidade, especialmente no trecho da estrada do Pavan, no Jardim Araci, independentemente da sinalização informando que o limite a ser seguido pelos motoristas é de 60 km por hora, na maior parte dos trechos. 
Morador da Volta Fria há cerca de dez anos e vendedor ambulante às margens da Perimetral há pouco mais de oito meses, Carlos Jesus Santos, de 39 anos, confirma que o tráfego de caminhões é intenso no trecho de Brás Cubas. "Duzentos é pouco se levar em questão que estamos em pleno horário de almoço. Dependendo do dia da semana e do horário, como no início da manhã, é um número bem maior. E todo tipo caminhão: baú, carreta, cegonheira, até contêiner e caminhões carregando barcos já vi passar por aqui. O problema é o pó e o estrago na estrada com tantos buracos", conta. 


Gastos
Estudos preliminares da Prefeitura apontam uma estimativa de custo na ordem de R$ 19 milhões para obras de revitalização dos 250 mil metros quadrados de pavimento e sinalização de todos os 15 km da avenida Perimetral, composta pelas avenidas Pedro Romeiro, Lothar Waldemar Hoehne, Dr. Edson Consolmagno, Joaquim Pereira de Carvalho, Valentina de Melo Freire Borenstein, David Bobrow, Prefeito Henrique Perez e Dr. Álvaro de Campos Carneiro. O anel viário foi implantado por etapas desde o ano de 1987, como rota para desvio do centro comercial da cidade dos caminhões de carga e veículos de grande porte. 
Como nos últimos anos a via tem sido utilizada com frequência por caminhoneiros e turistas que têm como destino o litoral, especialmente nos feriados prolongados, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) decidiu recorrer à superintendência do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que o Estado assuma os investimentos em recuperação e manutenção da pista.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por sua vez, informou que tem conhecimento do grande fluxo de veículos e da importância da avenida Perimetral para a região. No entanto, por ser esta uma via de responsabilidade, administração e manutenção do município, o órgão decidiu encaminhar a solicitação da Prefeitura de Mogi à Secretaria Estadual de Planejamento.


Fonte:Mogi News

Saúde UTI Neonatal da Santa Casa está superlotada


Alerta sobre o problema, que pode prejudicar o atendimento de bebês na unidade, foi dado por presidente da Comissão de Saúde da Câmara
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
 
UTI Neonatal conta com nove leitos, além de outros dois chamados de sub-UTI, que foram adaptados para receber 11 bebês
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes está superlotada. Onze recém-nascidos permaneciam internados até o fim da tarde de ontem. O hospital conta apenas com nove leitos de UTI no berçário e outros dois, chamados de sub-UTI, acabaram sendo adaptados para receber os bebês. 
O alerta foi feito pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra. Segundo ele, a situação é crítica, uma vez que a Santa Casa é um "hospital de ´porta aberta´ e, se chegarem grávidas em trabalho de parto ou encaminhadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), elas terão de, obrigatoriamente, ser atendidas, uma vez que passam a ser consideradas ´vagas zero´ (termo usado para classificar atendimento imediato)". 
Chico Bezerra, que também é médico ginecologista da Santa Casa, informou que, dos 11 bebês internados, apenas três são de Mogi. "O berçário está sobrecarregado porque a Secretaria de Estado da Saúde passou a fechar diversos setores de hospitais da região. Prova disso é que o Santa Marcelina de Itaquaquecetuba mandou um documento para a diretoria da Santa Casa que pede para que nenhum paciente seja encaminhado à unidade, porque setores como Emergência, Pronto-Socorro, Berçário, Maternidade, entre outros, foram desativados", revelou o parlamentar.


Diante das constantes reclamações do serviço prestado pelo Estado no setor da saúde em Mogi e que causa reflexos nas unidades médicas administradas pela Prefeitura, o secretário municipal da pasta, Paulo Villas Bôas de Carvalho, será convidado a comparecer à Câmara Municipal durante a sessão da próxima terça-feira. Ele será sabatinado sobre os problemas gerados aos mogianos que precisam, por exemplo, ir ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e são obrigados a aguardar quase três horas para um exame de raio X. O objetivo dos vereadores é que a Prefeitura também passe a cobrar um atendimento mais eficaz aos pacientes da cidade.


Fonte:Mogi News

Brás Cubas Hospital municipal tem 47% das obras prontas


Praticamente todos os andares do prédio já foram erguidos e os funcionários da empreiteira contratada para a obra estão empenhados
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Diante do atual ritmo de obras, possibilidade de que o prédio do hospital municipal fique pronto antes do prazo já é cogitada
O secretário-adjunto da Saúde, Marcello Delascio Cusatis, admitiu a possibilidade de as obras de construção do Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas, terminarem em novembro, um mês antes do prazo inicialmente previsto, que é dezembro. 
A perspectiva otimista tem por base o ritmo acelerado da obra, que nesta semana atingiu o índice de 47% de conclusão. "As obras estão avançadas e num ritmo crescente. Por isso, é uma possibilidade muito grande de que em novembro o prédio fique pronto. Afinal, praticamente todos os andares do prédio já foram erguidos e os funcionários da empreiteira contratada para fazer a obra estão muito empenhados", justifica.


De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, que coordena a execução dos trabalhos desde junho passado, no momento, está sendo realizada etapa de revestimento de paredes, instalações elétricas, hidráulica, gases medicinais, ar condicionado e execução do reservatório de água. 
Dos R$ 27 milhões necessários para a execução da obra, ainda faltam R$ 8 milhões que foram prometidos pelo governo do Estado, mas, segundo o secretário-adjunto da Saúde, isso não atrapalhará o andamento dos trabalhos. 
O hospital municipal está sendo construído no quarteirão das ruas Gutermann, Jaçanã, Francisco Affonso de Mello e Capitão Francisco de Almeida. A unidade terá sete andares e entre os serviços previstos estão pronto-atendimento, ambulatório (vascular, gastroenterologia, cardiologia, pediatria, ginecologia, reumatologia, neurologia e endocrinologia) e centro cirúrgico para procedimentos de baixa e média complexidade. 
"Ainda estamos definindo as especialidades que serão oferecidas, mas já identificamos a necessidade de o hospital realizar cirurgias gerais, vasculares e ginecológicas, hoje, nosso grande gargalo na saúde municipal", afirmou Cusatis, alegando que estes procedimentos levam em média de quatro a cinco meses para serem realizados na rede pública regional. O gerenciamento da unidade vai ser feito por uma organização social a ser definida futuramente.




Fisioterapia 
As obras para a construção do Centro de Reabilitação Fisioterápico, num prédio anexo ao hospital municipal, em Brás Cubas, devem ter início ainda neste mês. Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social, atualmente são realizados trabalhos para montagem do canteiro de obras e preparo de maquinário para execução de terraplenagem e infraestrutura (fundações). 
A previsão é de que o anexo, orçado em R$ 3,6 milhões, fique pronto até o fim deste ano, oferecendo serviços de reabilitação e recuperação para vítimas de acidentes ou doenças que afetem as condições motoras, especialmente para os idosos.


Fonte:Mogi News