quinta-feira, 1 de março de 2012

Deputado André do Prado e secretário Marcos Damásio pedem ampliação da Fatec Mogi das Cruzes a diretora do Centro Paula Souza



PAULA SOUZA.JPG
 Reunião no Centro Paulo Souza discute investimentos na Fatec e criação de Curso de Processos Metalúrgicos


A ampliação da estrutura física e dos cursos oferecidos pela Fatec – Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes foram demandas solicitadas pelo deputado estadual André do Prado, pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Damásio, e pelo diretor da unidade, Fernando Juabre Muçouçah.


Durante reunião, realizada nesta quinta-feira (01/03), com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o parlamentar destacou a grande procura pela Fatec de Mogi das Cruzes, demonstrando o potencial da região do Alto Tietê. “O investimento na ampliação é fundamental. O governo do Estado sabe da importância da educação. Hoje, Mogi e região apresentam grande demanda pela qualificação da mão de obra e precisamos dar suporte para toda esta procura. Os cursos são voltados às características do nosso mercado de trabalho, por isso a necessidade de ampliação”, disse André do Prado.


O diretor Fernando Juabre Muçouçah explicou que 700 alunos frequentam os três cursos oferecidos na instituição. Ocorre, segundo ele, que o prédio já não comporta o número de estudantes e inviabiliza a abertura de novas vagas. “São 12 salas de aula. É preciso ter 24 para o atendimento adequado”, afirmou.


 Tecnologia em Agronegócio, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Recursos Humanos são os cursos oferecidos na Fatec de Mogi. De acordo com André do Prado e Marcos Damásio, a ampliação do prédio é fundamental tanto para garantir o espaço apropriado para acomodar os alunos já matriculados como para viabilizar a oferta de novas vagas. “Afinal, 80% dos estudantes são da cidade e 20% moram em municípios vizinhos. É preciso ou ampliar a estrutura já existente ou construir um novo prédio que seja condizente às realidades do município e da região”, alegaram.


O secretário Marcos Damásio explicou que a medida também poderá contar com o apoio da Administração Pública Municipal. “Vamos apresentar ao prefeito Marco Bertaiolli a possibilidade de uma contrapartida da Prefeitura no sentido de ceder um terreno para a construção de um novo prédio. Sem dúvida, a parceria entre Estado e Município pode gerar bons resultados e quem ganha com isso é a população do Alto Tietê”, ponderou Damásio.


 A diretora Laura Lagná mostrou-se favorável ao repasse de recursos financeiros para a ampliação da estrutura física e dos cursos oferecidos pela Fatec, desde que haja uma parceria com o município. “O governo do Estado vai estudar as reivindicações apresentadas por Mogi das Cruzes para atendê-las. Este é um inicio de um processo, que precisa ser trabalhado em conjunto com a Prefeitura Municipal”, informou Laura Laganá.


Por fim, André do Prado e Marcos Damásio propuseram o desenvolvimento do ensino na área de processos metalúrgicos, em nível técnico, para atender os interesses da região. “Esse curso será de suma importância para o município e região, tendo em vista o perfil do Alto Tietê voltado ao desenvolvimento industrial. Por isso, é necessário preparar os jovens em virtude da chegada de mais empresas na região”.


Clarissa Johara


Gabinete do deputado André do Prado



Justiça do Trabalho se moderniza na Região

Vara do Trabalho de Arujá, no Alto Tietê, é a primeira do Estado de São Paulo a adotar o novo sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE), que busca eliminar papéis e dar maior agilidade e rapidez no andamento das questões trabalhistas. A verdadeira "revolução cultural e benfazeja", na opinião do ministro João Oreste Dezalen, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, começou a funcionar nesta semana, como parte de um processo mais amplo, já testado com sucesso em cidades de Santa Catarina, Ceará e Mato Grosso. Até o final deste ano, todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho e ao menos 10% das mais 1.300 Varas do Trabalho brasileiras já estarão trabalhando com o novo PJE. A celeridade proporcionada pelo sistema será resultante, segundo as autoridades, do fim da papelada, os autos físicos. O ganho também é resultado de um modelo sem filas, sem congestionamentos, de portas abertas da Justiça, dia e noite, pois as partes e seus advogados poderão acessar os processos a qualquer hora. Sem sair do seu escritório, o advogado devidamente incluído no cadastro por meio de verificação digital e senha, poderá peticionar à Justiça e, automaticamente, haverá distribuição do processo para uma vara, diz o ministro Dalazen. "Apertando um botão, da mesma forma, haverá designação da audiência", destaca. Com o PJE, um processo trabalhista, em primeira instância, que hoje leva, em média, um ano, terá seu prazo reduzido pela metade. Para a implantação do novo sistema, advogados, juízes, desembargadores e servidores têm de ser especialmente preparados para trabalhar eletronicamente. Sinal dos tempos.


Fonte:O Diário de Mogi

Inauguração do AME espera governador





Marco Aurélio Bertaiolli
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) teve um encontro ontem à noite com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para definir uma data para ele vir a Mogi das Cruzes inaugurar a nova unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).


Bertaiolli, que preferiu não revelar detalhes sobre a reunião com o chefe de Estado, teve de sair apressado da inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professor Walter Aparecido da Silva, no Rodeio, com destino a São Paulo. Ele contou que "foi convocado" de última por Alckmin.


"Mogi está na pauta de prioridades do governador, por este motivo ele faz questão de participar dos assuntos da Cidade e, com certeza, deve estar presente no dia da inauguração do AME", observou Bertaiolli, que preferiu não adiantar mais detalhes do encontro ocorrido na noite de ontem.


Mesmo sem ter uma data definida, o prefeito fez questão de adiantar que isso não mudará o cronograma da Prefeitura, que pretende dar início ao atendimento na nova unidade a partir da próxima segunda-feira, como já havia sido anunciado. "Vamos fazer o mesmo que foi feito com o Poupatempo. Iniciaremos os serviços de atendimento, exames e consultas na segunda-feira. Depois agendamos uma data oficial para a inauguração", explicou.


O prefeito disse também que deverá conversar com Alckmin sobre a situação do Hospital do Câncer de Mogi Dr. Flávio Isaias Rodrigues. Ele garantiu que mesmo que a Secretaria de Estado da Saúde decida pelo descredenciamento da unidade, os portadores da doença não sofrerão as consequências.


"Não vamos permitir nenhum tipo de prejuízo aos pacientes que vinham sendo atendidos pelo hospital. A possibilidade de eles serem transferidos para receber atendimento em outras cidades está descartada. Isso seria desumano", argumentou, confirmando ainda a possibilidade de os serviços serem transferidos ao Hospital Luzia de Pinho Melo.


Questionado sobre os boatos de que teria sido convidado para assumir uma secretaria de Estado, ele negou a hipótese, mas se comprometeu em revelar ainda hoje os detalhes do encontro com o governador. (S.C.)


Fonte:O Diário de Mogi

Troca de ministro na Pesca surpreende PT


SALVADOR
O PT do Rio foi um dos últimos a saber da demissão do deputado fluminense Luiz Sérgio do cargo de ministro da Pesca, que abriu espaço, no governo da presidente Dilma Rousseff, para o senador e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Marcelo Crivella, do PRB. "Me surpreendeu isso, não esperava. Viram a notícia na internet, na sede do partido, e me avisaram", contou ontem o presidente do PT-RJ, Jorge Florêncio, negando que tenha havido alguma conversa prévia ao anúncio da troca.


Para ele, a substituição do deputado pelo senador deixa a seção fluminense da legenda "aquém da representatividade" que tem. "Faltou reconhecimento à bancada do Rio. Temos um senador da República", reclamou o presidente do PT fluminense.


Florêncio disse ter "pessoalmente" entendido a escolha de Crivella, um senador do PRB, partido da base aliada, mas demonstrou insatisfação com a exclusão do PT do Rio de um dos poucos postos importantes que ocupava no governo federal. "Não entendo por quê", disse. Antes de qualquer reação, porém, o partido vai "estudar" o que fazer, adiantou. "Vamos fazer uma discussão da direção sobre esse processo", declarou, cauteloso.


O deputado estadual Gilberto Palmares foi outro que soube da demissão de Luiz Sérgio pela imprensa. "A saída de Luiz Sérgio pegou o Rio de surpresa. O PT do Rio não tem a menor noção disso", disse. "Não sei se em Brasília havia alguma especulação (sobre substituição). No Rio, surpreendeu. Acho que o PT fluminense deixa de ter um quadro no primeiro escalão. É ruim."


Palmares ressaltou, também, considerar que o deputado federal petista deu lugar a um político de destaque. "Acho que foram várias coisas. Crivella é um nome forte, do Rio, senador da República, liderança de um partido da base e, no xadrez da disputa eleitoral no Rio, não prejudica", afirmou. Embora não tenha manifestado intenção de concorrer à prefeitura, o senador é lembrado em pesquisas eleitorais. Sua nomeação o "amarraria" preventivamente no cargo.


Fonte:O Diário de Mogi

Planalto pode esperar, diz Serra


SÃOPAULO

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse ontem à tarde que pelo menos até 2016 está adormecida sua pretensão de disputar a sucessão presidencial. Em entrevista coletiva, a primeira como pré-candidato, o tucano disse que o lançamento de seu nome à sucessão municipal não implica ser candidato em 2014. "Quanto ao sonho, ele pode permanecer", afirmou. "Existe muito tempo ainda, estou no auge da minha energia", acrescentou.


Na entrevista, concedida na sede do diretório estadual do PSDB, o ex-governador de São Paulo garantiu que cumprirá os quatro anos de mandato, caso seja eleito. "Eu vou cumprir os quatro anos, é mais do que uma promessa", garantiu. Ele reconheceu ainda que a questão deverá ser explorada pelos seus adversários no pleito e evitou prometer uma eventual disputa pela reeleição em 2016 caso seja eleito este ano. "Não fui nem eleito e não posso falar", justificou.


Quanto à sucessão presidencial de 2018, ele considerou que é ainda uma questão muito distante. "Tem de dar tempo ao tempo", considerou.


O tucano disse que não espera ter dificuldades para convencer a população de São Paulo de que não deixará o cargo caso seja vitorioso nas urnas. "A minha relação com a população de São Paulo é boa", ressaltou.


Ele negou que a disputa eleitoral, com a sua entrada, representará um terceiro turno das eleições presidenciais de 2010. Serra considerou normal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atue como cabo eleitoral do pré-candidato do PT Fernando Haddad.


"Minha ideia não é considerar a polarização entre PSDB e PT como elemento-chave da campanha. A população de São Paulo quer discutir as questões municipais", avaliou o tucano, que ponderou, contudo, que caso seus adversários queiram tratar sobre questões nacionais, ele estará pronto para discuti-las. "Uma eleição se define em relação às coisas da cidade, mas estou disponível para falar sobre as questões nacionais."


O pré-candidato avaliou ainda que, embora a sucessão da capital paulista seja de âmbito municipal, ela também se torna de esfera nacional, uma vez que São Paulo, segundo ele, tem um peso político importante no cenário brasileiro. Ele voltou a dizer que entrou na disputa municipal em decorrência de uma necessidade política e pelo gosto de ser prefeito. O tucano prometeu que, caso seja eleito, irá manter e acelerar as conquistas já alcançadas e tratar de enfrentar os problemas da cidade.


Serra admitiu que a disputa em São Paulo será difícil, ainda que tenha afirmado que está convencido de que o PSDB sairá vitorioso das urnas. Ele disse acreditar ainda que o partido irá unido para a campanha municipal, ainda que tenha havido um racha na última reunião Executiva Municipal do PSDB, ocorrida ontem. Ele ressaltou também que, para a disputa deste ano, está em bom estado físico e tem feito ginástica quase todos os dias.


Fonte:O Diário de Mogi

Super Dori


Divulgação

O coordenador do Procon de Mogi, Dori Boucault, não saiu fantasiado de saco e muito menos de sacolinha. Atacou mesmo de Super Mário, ou Super Dori, em alusão ao personagem comumente vestido de macacão e boné tão presente em jogos para a garotada. A explicação para a fantasia improvisada de carnaval é que as duas outras opções também em referência às sacolinhas dos supermercados "estouraram", de tão cheio que Dori ficou com este assunto.


Fonte:Mogi News

Audiência





Mauro Luis Claudino de Araujo
O vereador Mauro Araújo (PMDB) continua firme no propósito de incluir a disciplina de combate às drogas e o meio ambiente nas escolas do ensino municipal e para isso já está marcando uma audiência pública neste mês de março, em data ainda a ser definida. A ideia é discutir a proposta com técnicos como psicólogos, psiquiatras e professores.


Fonte:Mogi News

Perimetral


Daniel Carvalho



Durante a sessão legislativa anteontem, o vereador Olímpio Tomiyama (PSC) defendeu novamente a instalação de um pedágio na avenida Perimetral para taxar motoristas que utilizam o acesso como opção ao litoral. Segundo Tomiyama, o município investiu na Perimetral, fato rebatido pelo colega Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra (PSB).


Pacote completo
Segundo Bezerra, Mogi não gastou um centavo com a Perimetral: "Quem fez foi o governo federal". Aos microfones, durante a discussão no plenário, Chico ainda garantiu que, de fato, foi o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, quem conseguiu a melhoria, mas "a empreiteira veio junto". 
Sem nível
Depois, Chico Bezerra começou a criticar a qualidade do asfalto na avenida Perimetral, que seria de péssima qualidade porque de tempos em tempos é preciso refazer o serviço. "Ela é uma vergonha", resumiu o parlamentar.


Fonte:Mogi News





Perimetral


Daniel Carvalho



Durante a sessão legislativa anteontem, o vereador Olímpio Tomiyama (PSC) defendeu novamente a instalação de um pedágio na avenida Perimetral para taxar motoristas que utilizam o acesso como opção ao litoral. Segundo Tomiyama, o município investiu na Perimetral, fato rebatido pelo colega Francisco Moacir Bezerra de Melo, o Chico Bezerra (PSB).


Pacote completo
Segundo Bezerra, Mogi não gastou um centavo com a Perimetral: "Quem fez foi o governo federal". Aos microfones, durante a discussão no plenário, Chico ainda garantiu que, de fato, foi o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, quem conseguiu a melhoria, mas "a empreiteira veio junto". 
Sem nível
Depois, Chico Bezerra começou a criticar a qualidade do asfalto na avenida Perimetral, que seria de péssima qualidade porque de tempos em tempos é preciso refazer o serviço. "Ela é uma vergonha", resumiu o parlamentar.

Fonte:Mogi News

No carnaval




Valdemar comanda 65 deputados e seis senadores - Pablo Valadares/AE - 18.12.2007
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, depois de alçar Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, como o deputado federal mais votado em todo o Brasil nas últimas eleições, agora tem outra carta na manga. Em conversas com Tiririca, a cúpula do partido decidiu lançar o deputado-palhaço na tumultuada disputa pela Prefeitura de São Paulo. 
Clamor popular
De acordo com as declarações de Tiririca, a pré-candidatura começou a ser cogitada diante da quantidade de cartas e emails de eleitores que estariam "clamando" ao PR para que ele seja candidato. As conversas com Boy, o deputado federal mogiano, ocorreram durante o carnaval. 


Fonte:Mogi News

AME Bertaiolli vai a reunião com Alckmin



Marco Aurélio Bertaiolli
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) recebeu ontem "convocação" do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para uma reunião ontem, no fim da tarde, no Palácio dos Bandeirantes. O assunto em pauta, nem mesmo Bertaiolli sabia. "Não sei o principal motivo, mas como sempre digo: convite de governador não é um simples convite é uma convocação", disse.


Com a insistência sobre quais temas poderiam ser abordados, Bertaiolli revelou que "uma dos assuntos seria a inauguração oficial do Ambulatório Médico de Especialidades (AME)", que começa a funcionar na próxima segunda-feira. 
"Primeiro preciso ver o motivo do convite, mas vou tentar definir qual dia de março ele poderá vir até Mogi. A abertura oficial será feita conforme a agenda dele, porém, a data da visita não vai inviabilizar o início das atividades. Assim como foi o Poupatempo, o AME vai iniciar o atendimento numa espécie de pré-operação, testando e aperfeiçoando os equipamentos até a data oficial da inauguração", disse.


"A reunião de hoje (ontem) não será a primeira nem a última. Eu e o governador temos muita fluência e proximidade. Estar com ele é sempre uma oportunidade muita rica, porque acabamos por conversar sobre assuntos relacionados a Mogi. Posso adiantar que o Alckmin está a par de todos os temas que envolvem o município", disse. Até o fechamento da reportagem o prefeito não havia retornado da reunião na capital. 


Agendamentos
Os agendamentos para o AME de Mogi começaram na segunda-feira desta semana. Os pacientes somente são encaminhados pelos postos de saúde, assim como ocorre com outras instituições médicas, como o Pró-Mulher.


Consultas
Algumas especialidades começam a realizar consultas logo na segunda-feira e outras serão incluídas posteriormente. Entre as que passarão a atender de forma inicial estão: cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, fonoaudiologia, fisioterapia e neurologia. Novas especialidades poderão ser inseridas e outras diminuídas. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Estreia TV Mogi News 24 horas já está no ar


Com programas locais, a emissora, no canal 15 digital da NET, investe nos fatos de Mogi das Cruzes e região
Maria Salas
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Prefeito Bertaiolli participou do início das transmissões da TV MN agora em canal exclusivo e 24h
Finalmente, chegou o dia mais que esperado pelo Grupo Mogi News de Comunicação. Desde a zero hora de hoje, a empresa passou a contar com um canal exclusivo no sistema de TV por assinatura. Ao sintonizar o canal 15 digital da NET, o telespectador pode conferir uma programação variada com atrações para todos os públicos.


O diretor-presidente do Grupo Mogi News de Comunicação, Sidney Antonio de Moraes, ressaltou que ter um canal próprio é mais que exibir programação de qualidade. É também regionalizar os programas e tornar o telespectador interativo: "A TV Mogi News é feita para toda a população das dez cidades do Alto Tietê e, como tudo o que produzimos e exibimos há três anos vai para a Internet, também para os internautas de todo o mundo que acessam o conteúdo do nosso portal." 
Segundo ele, a programação foi estruturada para aumentar a oferta de programas jornalísticos e de entretenimento. Moraes revelou, ainda, a importância da parceria com a TV Brasil, canal público, que é responsável por 40% das atrações da grade. "Investimos pesado em produções próprias para a TV Mogi News ter essa essência local e regional, tanto que 60% da programação é nossa. Ao todo, são 11 produções próprias".


Além da mobilidade e da fluidez da grade de programação, a TV Mogi News se estabelece e evolui no cenário regional. Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), a nova fase da TV MN é a prova da consolidação de um bom trabalho que vem sendo realizado desde que a programação entrou no ar, em 2009. 
"A existência de um canal de televisão com 24 horas de programação voltada especialmente para Mogi das Cruzes será importante para a cidade, porque dá aos mogianos a oportunidade de se informar sobre tudo o que ocorre em nossa cidade, além de acompanhar reportagens em geral, entretenimento, diversão e cultura", avalia o prefeito.


Reflexo
Ainda de acordo com Bertaiolli, o crescimento da TV Mogi News confirma o desenvolvimento pelo qual Mogi das Cruzes está passando nos últimos anos nas mais diversas áreas da economia e que reflete no crescimento da mídia local: "A TV Mogi News se soma ao jornal, consolidando o grupo empresarial em toda a região do Alto Tietê e abrindo novos horizontes para a informação, extrapolando, assim, as barreiras da comunicação. Parabéns ao Grupo Mogi News; ao seu diretor-presidente, Sidney Antonio de Moraes, pela visão empreendedora; e a toda a sua equipe, pela dedicação e responsabilidade. Toda a cidade torce para que esta nova empreitada seja mais um grande sucesso."


Diferenciais
O diretor-comercial do Grupo MN, Wilson Bego, destacou a força dos canais de uma TV por assinatura, exatamente por eles possibilitarem maior flexibilidade ao mercado anunciante na hora de promover seus produtos: "Por ser um veículo local e diversificado, oferece mais opções aos anunciantes de qualquer porte e com qualquer necessidade de comunicação".


Já o gerente-comercial da TV Mogi News, Marcelo Prado, acredita que a nova fase da TV MN poderá ser encarada como um divisor de águas para o grupo. "É uma TV de vanguarda, com o que há de mais moderno e sofisticado, com programas segmentados e voltados para um público que está cansado de ver sempre as mesmas coisas. Um novo meio para que os anunciantes invistam", finalizou o gerente.


Fonte:Mogi News