sábado, 20 de junho de 2020

ENSINO: Faculdades de Mogi continuam sem previsão de retorno para aulas presenciais

12 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!

internet Universidade de Mogi das Cruzes pretende manter as aulas online até o sinal verde do Governo. (Foto: arquivo)
Universidades e colégio de Mogi das Cruzes não têm previsão sobre prazos para retomar as aulas presenciais dos diversos cursos que estão sendo ministrados à distância desde março, início da quarentena provocada pela pandemia da Covid-19. As instituições aguardam a liberação por parte do Governo do Estado para que os estudantes retornem às salas de aula, mas acreditam que esse processo só deve ser normalizado a partir de 2021. Os representantes do setor apostam que o novo formato não implica em prejuízos aos alunos pela dinâmica do processo de aprendizado implementado com a ajuda da tecnologia, que garante aulas ao vivo com acompanhamento dos professores, também capacitados para a função.

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) pretende manter as aulas online até receber sinal verde do Governo para prevenir qualquer risco de contágio pela Covid-19, já que o público do ensino superior é o adulto. A direção da instituição alega que todo o processo é respaldado pela portaria 544, que permite a manutenção das aulas remotas até dezembro, “mas a intenção é o retorno às atividades presenciais assim que permitido pelas autoridades, conforme alteração do calendário acadêmico divulgada aos alunos, mantendo todas as precauções e recomendações dos órgãos de saúde”, ressalta.

Segundo a UMC, esse processo envolve todos os 13 mil alunos, dos campi Mogi e São Paulo, com processo diferenciado dos demais cursos remotos. “Depois de um período inicial de adaptação, a aceitação tem sido boa, principalmente pelo esforço e dedicação dos professores, uma vez que não houve migração para o EaD (Ensino a Distância), são os mesmos professores do início do semestre, nas mesmas disciplinas e turmas. Atualmente podemos dizer que todos se adaptaram”, reforça.

Odontologia e Medicina, e todo os cursos de saúde ou não, que possuem aulas práticas e estágios terão reposição após as férias. A medida, segundo a UMC, poderá perdurar por todo o segundo semestre de 2020 e até 2021, dependendo da carga horária a ser cumprida.

A Faculdade do Clube Náutico Mogiano, que oferece cursos de Fisioterapia e Educação Física, informa que manterá o sistema de aulas no sistema remoto ao vivo até a liberação do Governo do Estado e da Prefeitura, e esclarece que as aulas estão ocorrendo no horário normal, com os professores em ambiente online e ao vivo com os alunos. Assim, além do conteúdo, os estudantes podem tirar suas dúvidas. Também promove lives semanais em sua página no Instagram, onde os docentes, mediados pelas coordenadoras, apresentam em forma de bate-papo temas relevantes das áreas específicas e relacionam com o momento que todos estão vivendo.

A diretora do Colégio Náutico Mogiano, Morgana Signorini Andreo, explica que com a pandemia, todas as aulas passaram a ser online e ao vivo, momento em que os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio acompanham e interagem com os professores e colegas, tiram dúvidas, realizam atividades e correções no horário normal de aula com o professor responsável pela disciplina.

O Centro Universitário Braz Cubas, por sua vez, informou apenas que “avalia todos os pontos da nova portaria divulgada hoje pelo MEC visando ao máximo preservar a formação de seus alunos”.

Fonte:O Diário de Mogi