quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Lei do sossego: Comerciantes e polícia irão traçar meta contra pancadão

Lei do sossego:
Comerciantes e polícia irão traçar meta contra pancadão
Região onde se concentra alguns bares vem sendo palco para bailes funks, com som alto, muita sujeira e drogas
Foto: Divulgação


Assunto foi tratado com prefeito, secretário e comerciantes; encontro com Polícia Militar será no dia 27
 O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), confirmou ontem que a Polícia Militar (PM) vai participar da formulação das estratégias de ações para conter os bailes funks em algumas ruas da cidade, conhecidos como pancadões. Ficou acordado que a Polícia Militar será a responsável por ouvir os comerciantes e apresentar também as atividades de segurança, em debate debate que ocorrerá no dia 27 deste mês, no 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi, às 17 horas.
Ontem, em reunião com alguns comerciantes que atuam nas regiões onde ocorrem os pancadões, o prefeito Melo esclareceu as medidas de segurança já exercidas no município. Também esteve presente o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Sales, que detalhou por meio de imagens e vídeos todas as ações de policiamento, como grandes apreensões e prisões por tráfico de drogas para diminuir os prejuízos causados aos empreendedores destas áreas. 
Além dos comerciantes de diversos setores que têm empreendimentos na rua Narciso Lucarini e em vias próximas, como na Ricardo Vilela, o vereador Marcos Furlan (MDB) também marcou presença.
De acordo com a figura pública, a reunião de ontem foi muito proveitosa e os comerciantes tiveram diversos esclarecimentos do poder público. "Sabemos que os pancadões atrapalham muito os comerciantes destas áreas, não só em questões de segurança como também da diminuição de clientes por se tornarem áreas de risco. Com as filmagens que mostram abordagens nestes locais, ficamos mais tranquilizados em saber que algo está sendo feito", acrescentou.
O secretário municipal de Segurança também avaliou a reunião como um encontro positivo. "Conseguimos especificar para os comerciantes da rua Manoel Tavares, Carmela Dutra e entre outras, tudo o que estamos realizando em prol da segurança deles e de seus clientes", disse.
*Texto supervisionado pelo editor.
Vereador sugere fechamento de via
Como parte da solução para os problemas que comerciantes estão passando nas proximidades da rua Narciso Lucarini, onde às sextas-feiras centenas de jovens se reúnem na rua, o vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) sugeriu ao secretário de Trânsito, José Luiz de Almeida, que a via fosse totalmente interditada às sextas-feiras e aos sábados, no período noturno
Como parte da solução para os problemas que comerciantes estão passando nas proximidades da rua Narciso Lucarini, onde às sextas-feiras centenas de jovens se reúnem na rua, o vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) sugeriu ao secretário de Trânsito, José Luiz de Almeida, que a via fosse totalmente interditada às sextas-feiras e aos sábados, no período noturno. De acordo com o parlamentar, tal medida ajudaria no controle dos pancadões frequentes no local, pelo possível maior fluxo de guardas e policiais.
"Os carros já não conseguem passar por ali mesmo, de qualquer jeito essa medida pode facilitar o trabalho da PM. Fecha a rua a partir das 19 horas das sextas e aos sábados", disse o parlamentar.
A situação, de acordo com o parlamentar, está prestes a se repetir na rua paralela à Narciso Lucarini, a rua Carmela Dutra, onde, no inicio da via, no cruzamento com a Narciso Yague Guimarães, grupos de jovens se reúnem, fechando a calçada e invadindo a via.
"Quem passa pela Carmela Dutra, no lado oposto da farmácia, já vê essa situação também, ninguém consegue passar pela calçada", denunciou o parlamentar, afirmando que na via, há garrafas de bebidas, mesas de bar entre outros itens que impedem o fluxo normal de pessoas.
Na sessão da última terça-feira, na Câmara Municipal, os vereadores afirmaram que a situação não deve ser difícil de ser resolvida, ou controlada, visto que há um forte sistema de monitoramento, que pode identificar as pessoas que comercializam drogas no local. Mesmo com este cenário conturbado, onde centenas de jovens se encontram com o constante uso de drogas, os vereadores pediram cautela aos policiais, para que as operações deem resultado sem nenhum ferido.

Fonte:Mogi News