sábado, 17 de agosto de 2019

TRÂNSITO: Excesso de velocidade gera preocupação em moradores da Vila Suissa

15 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
Avatar
Fabio Palodette
Compartilhe!

PROTESTO Morador da rua José Osório do Valle, em César, exibe placa improvisada de velocidade. (Foto: Eisner Soares)
Moradores da Vila Suíssa, em Mogi das Cruzes, reclamam de motoristas que não respeitam o limite de velocidade da rua José Osório do Valle, de 40 km, e outras vias do bairro. Segundo o morador Abílio José Campos, alguns veículos “transitam em alta velocidade pela pista, colocando em perigo crianças e idosos”.

Segundo Campos, apesar de a pista ter sinalização adequada, “muitos motoristas não respeitam as leis, chegando a cruzar a rua a 90 km”, mais que o dobro do que o permitido. Ele explica que a pista tem grande movimento de pedestres, por causa das escolas das proximidades.

Em protesto à situação, o morador decidiu colocar, ontem à tarde, uma placa de madeira improvisada no meio da pista, para “que os motoristas entendam qual a velocidade limite”.

No perímetro da rua, estão a Escola Estadual Dr. Rubens Mercadante de Lima, e as municipais Professora Emilie Nehme Affonso e Cynira Oliveira de Castro, além de creches. O fato preocupa Campos. “Parece que estão esperando acontecer um acidente sério com alguma criança para tomarem providência”, alerta.

Ele acredita que a solução para acabar com o problema seria a implantação de um radar no local. “Sem o objetivo de arrancar o dinheiro de ninguém, mas sim garantir a segurança das pessoas que transitam por aqui”, destaca.

Campos conta que decidiu fazer o protesto após quase ter sido atropelado. “Já vi isso acontecer com outras pessoas também. Esses carros passam todos os dias em alta velocidade pela pista. A situação é pior no final da tarde”, diz, indignado. O morador conta que levou o caso à Prefeitura, mas “nenhuma providência foi tomada”.

A Secretaria Municipal de Transporte informa em nota que “tem conhecimento do caso e vem acompanhando a situação, inclusive com vistorias realizadas por técnicos e pelo secretário José Luiz Freire de Almeida”. E completa: “O local já recebeu intervenções e revitalização de sinalização para incentivo à diminuição de velocidade e ampliação da segurança viária de motoristas e pedestres”.

Segundo a pasta, a implantação de lombadas e equipamentos de fiscalização eletrônica obedece a regulamentações nacionais definidas pelo Denatran. Devido às características da via, não é possível a colocação de lombadas ou radar.

Fonte:O Diário de Mogi