quinta-feira, 8 de agosto de 2019

levantamento: Mogi faz parte do grupo das vinte cidades menos violentas do Brasil

Dados são do Atlas da Violência que é elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Foto: Mariana Acioli


Prefeito de Mogi atribui queda da violência ao trabalho conjunto feito com as polícias
Os índices de homicídios de Mogi das Cruzes estão cada vez mais baixos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o levantamento divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cidade está na lista dos 20 municípios menos violentos do Brasil. O Atlas da Violência que é elaborado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública informa  ainda que das 20 cidades, 14 são do Estado de São Paulo. 
O estudo foi elaborado com os dados de 2017. O instituto utilizou análises de 310 municípios brasileiros que possuem mais de 100 mil habitantes. Foi realizado também um recorte regionalizado dos índices de violência no país. Entre as 20 cidades, Santos, Jundiaí e São Caetano também estão incluídas na lista de municípios que apresentam o menor índice de homicídios a cada 100 mil habitantes de todo o país.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) se pronunciou sobre o novo anúncio feito pelo departamento estadual de segurança e demonstrou que a cidade está no caminho certo. "Mogi vem avançando muito na segurança. Existe um trabalho conjunto da prefeitura com a Polícia Militar e a Polícia Civil, inclusive com ações conjuntas. Uma vez por mês, também é feita uma reunião com o Ministério Público (MP), onde é analisada a situação e propostas de medidas que possam ser adotadas. O caminho para uma cidade melhor é sempre o diálogo. O ato de sentar, conversar e propor caminhos que possam atender melhor as pessoas do município é muito importante para novas tomadas de decisões", disse.
Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Atlas que apresenta relatórios baseados em dados registrados até o ano de 2017 informa que o Estado de São Paulo registrava taxa de homicídios de 13,5 a cada 100 mil habitantes, número que já era o menor de todo o Brasil.
Segundo as estatísticas criminais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nos últimos 12 meses, entre julho de 2018 e junho de 2019, essa taxa é ainda é menor. Atualmente é de 6,4 casos a cada grupo de 100 mil habitantes.
*Texto supervisionado pelo editor

Fonte:Mogi News