Foto: Felipe Claro
Postos de saúde da região possuem estoque da vacina para atender o público
A Secretaria Municipal de Itaquaquecetuba informou ontem que cinco novos casos de sarampo foram confirmados na cidade. Com isso, o município passa a contabilizar um total de nove registros da doença. São cinco crianças e quatro adultos. O grupo infectado reside nos seguintes bairros: Jardim Moraes, Jardim Marcelo, Jardim Anita, Vila Zeferina, Jardim Caiuby, São Judas Tadeu, Jardim Amazonas e no Parque Residencial Marengo.
Ainda nesta semana, Ferraz de Vasconcelos também informou um novo caso da doença: trata-se de uma menina de três anos. Os dados referentes à região do Alto Tietê, informados pelas prefeituras, somam 21 casos (veja no quadro nesta página). O sarampo é transmitido pelo ar, por meio do contato com gotículas de saliva de uma pessoa infectada.
Em Mogi das Cruzes, na última terça-feira haviam duas confirmações da doença e, anteontem, a Secretaria Municipal de Saúde constatou quatro novos casos. Há três semanas, Arujá não tinha nenhum registro, no entanto, dias depois chegou a confirmação de três casos: um bebê, uma criança e um adulto. Suzano possui dois casos, de acordo com a prefeitura: um adulto e um bebê.
Surto ativo
O Ministério da Saúde enviou um alerta de vacinação contra o sarampo para os pais e responsáveis que pretendem viajar com crianças menores de um ano de idade para algumas regiões do Estado consideradas com surto ativo da doença. De acordo com o órgão, Itaquá e Mogi estão na lista dos 39 municípios com essa classificação.
A denominação de "surto ativo" vai para todas as cidades que mantiveram o crescimento contínuo dos índices de sarampo até o dia 26 do mês anterior e, partir do primeiro caso da doença a região já passa a ser considerada com surtos, segundo o Ministério da Saúde.
*Texto supervisionado pelo editor.
Veja os casos por cidade
Municípios Índice de sarampo
Itaquaquecetuba 9
Mogi das Cruzes 6
Suzano 2
Arujá 3
Ferraz de Vasconcelos 1
Total 21
Fonte:Mogi News