quarta-feira, 3 de julho de 2019

Trânsito: Avenida das Orquídeas será liberada até próximo dia 15

Cetesb já emitiu Licença de Operação e agora está tudo pronto para inaugurar a obras viária mais aguardada
Foto: Felipe Claro


Via será responsável por desafogar o trânsito entre Braz Cubas e Jundiapeba
Até o dia 15, uma das obras viárias mais aguardadas para desafogar o trânsito em Mogi das Cruzes, a avenida das Orquídeas, será inaugurada. A informação foi passada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), ontem, durante o anúncio do pacote de obras para o saneamento básico do município, no valor de R$ 39.096.06,90 (leia mais na página 4).
Anteontem, no período da noite, uma vistoria técnica foi realizada na via para identificar pontos escuros. "Ainda faltam alguns ajustes que estão sendo feitos, como sinalização e limpeza, mas até dia 15 vamos entregar", afirmou Melo. 
Na semana passada, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu Licença de Operação (LO) da via, único documento que faltava para que, enfim, a inauguração pudesse acontecer. A avenida das Orquídeas será uma alternativa para desafogar o tráfego saturado na rodovia Henrique Eroles, entre as cidades de Mogi e Suzano.
Com a liberação da Cetesb, o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, afirmou que não houve demora para a emissão do documento. Desde o início do mês passado a reportagem questionou o órgão sobre a emissão da LO, mas a companhia dizia que o documento estava em análise. "A documentação enviada pela Prefeitura de Mogi foi muito bem elaborada e não houve demora, visto que o pedido da LO entrou no dia 4 de junho e foi liberado em um prazo de 20 dias", disse o chefe da pasta.
Passo a passo
Por ser uma obra de grande porte foi preciso dividi-la em etapas. A primeira parte foi a recuperação da avenida Tenente Onofre de Aguiar. Depois, a da avenida Guilherme George e, por último, a conclusão da avenida das Orquídeas, que é uma nova via de ligação entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba, paralela à avenida Lourenço de Souza Franco, que será responsável por desafogar o trânsito de veículos entre os dois bairros.
Fauna
A avenida das Orquídeas, que faz parte do Corredor Leste-Oeste, que ligará os municípios de Mogi das Cruzes a Suzano, também terá um trecho para que os animais silvestres possam transitar de um lado para o outro, sob a via. O objetivo é evitar acidentes com as espécies transitando pela pista, assim como manter o equilíbrio e diversidade da fauna.

Fonte:Mogi News