terça-feira, 16 de julho de 2019

Semae: Audiência trata sobre qualidade da água

O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) informou ontem, durante reunião da Comissão de Obras, Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Semae, no Legislativo mogiano, que a autarquia não utiliza agentes complexantes na água para reduzir a quantidade de ferro e manganês
Foto: Felipe Claro


Diretor Silva defendeu trabalho da autarquia
O Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) informou ontem, durante reunião da Comissão de Obras, Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Semae, no Legislativo mogiano, que a autarquia não utiliza agentes complexantes na água para reduzir a quantidade de ferro e manganês. De acordo com técnicos do Semae, quando algum problema é detectado, a vazão é diminuída, para que, assim, o tratamento seja feito de forma adequada, já que o complexante apenas mascara alguma substância.
A informação divulgada pela autarquia foi um dos questionamentos do vereador Caio Cunha (PV), que cobrou dados sobre a situação. No início deste ano, o parlamentar questionou o Semae sobre a qualidade da água em alguns pontos específicos, como no Jardim Nove de Julho e no Parque das Varinhas. "Recebemos um gráfico bem técnico, apontando que a qualidade da água estava dentro do limite, mas a informação veio incoerente, pois não explicava se era usado complexantes ou não", disse.
De acordo com o diretor-geral do Semae, Glauco Luiz Silva, a autarquia realiza, por mês, 9 mil coletas e segue as recomendações da Vigilância Sanitário Municipal e Estadual. "Seguimos todos os procedimentos atendidos pelo Ministério da Saúde. Temos o intuito de deixar a população tranquila com o o fornecimento de água", afirmou Silva.
Os vereadores José Antonio Cuco Pereira (PSDB), presidente da comissão; Mauro Araújo (MDB), Diego de Amorim Martins (MDB), Edson Santos (PSD), Sadao Sakai (PL) e Péricles Bauab (PL), também participaram do encontro.
Reclamações
O vereador Cunha destacou que recebe muitas reclamações de moradores em relação à qualidade de água. "Fica o ensinamento para o Semae de que não se pode responder a um requerimento ou pedido da câmara de qualquer jeito", criticou.

Fonte:Mogi News