sábado, 16 de fevereiro de 2019

INVESTIMENTO: Rodeio terá unidade do Pró-Hiper

15 de fevereiro de 20194 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello


Compartilhe!
Equipamento vai integrar o Complexo de Saúde, que contará com Clínica do homem e Centro de fisioterapia no bairro. (Foto: Arquivo)
Mogi das Cruzes vai contar com uma nova unidade do Pró-Hiper, projetada para o Rodeio. O equipamento irá integrar o Complexo de Saúde, anunciado pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) para o bairro. O local abrigará, entre outros serviços, mais uma Clínica do Homem e um Centro de Fisioterapia (UnicaFisio). As obras devem ser iniciadas ainda neste ano.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o projeto já está em fase de ajustes antes do início do processo de licitação para escolha da empresa que realizará as obras. O novo complexo multifuncional de saúde será construído na Avenida Pedro Romero, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O equipamento terá mais de três mil metros quadrados de área construída.

De acordo com explicações do secretário municipal de Saúde, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra, o prefeito decidiu investir no novo Pró-Hiper para ampliar o atendimento no Município. Ele explica que a procura vem aumentando cada vez mais, especialmente por conta do aumento da expectativa de vida das pessoas.


 “Temos que garantir a assistência na área de saúde, uma boa qualidade de vida, lazer e oferecer um atendimento ágil e humanizado a todos”, ressalta Bezerra, lembrando ainda que a cidade conta com outras duas unidades nos mesmos moldes de atendimento à terceira idade: a Academia da Terceira Idade da Unica, em Jundiapeba; e a UnicaFisio, em Braz Cubas.

O bloco destinado ao novo Pró-Hiper abrigará academia, quadra de voleibol coberta e três piscinas cobertas para uso terapêutico e recreativo. O futuro equipamento deverá atender 1,5 mil idosos e realizará mais de seis mil atendimentos mensais, dos quais 2,5 mil consultas médicas, local para convivência e prática esportiva para idosos.

Atualmente, os idosos da cidade são atendidos no Pró-Hiper do Mogilar. No local são oferecidas aulas de musculação e hidroginástica supervisionadas, informática e palestras orientativas sobre qualidade de vida e temas diversos, além de atividades em outras áreas, como vôlei adaptado, atletismo, bocha, jogos de tabuleiro, e outras.

O equipamento é destinado exclusivamente a maiores de 60 anos, homens ou mulheres, residentes em Mogi. Para frequentar o local é necessário apresentar RG e comprovante de endereço. Após a inscrição, é marcada uma consulta médica que garantirá liberação para participar das atividades.

Reclamações
Na última semana, alguns dos frequentadores do Pró-Hiper, que preferem ficar no anonimato, procuraram O Diário para reclamar de filas de espera, problemas no local, como goteiras na área de academia, falta de corrimão em um dos lados da piscina, sanitários sem condições de uso, limitação de horários para uso da sauna, entre outras críticas.

A Pasta confirma que existe demanda reprimida para os serviços, mas garante que há rotatividade que permite o atendimento. Lembra ainda que o serviço ganhará novo espaço físico, no Rodeio, especialmente projetado para ampliar o atendimento, uma vez que a maioria absoluta dos idosos possui indicação de atividades físicas para a melhora da saúde e qualidade de vida.

Questionada sobre essas queixas, a Prefeitura esclarece ainda que o Pró-Hiper ocupa um prédio antigo, mas mesmo assim tem conseguido atender suas demandas. Informa que na semana passada foi realizada a recuperação de parte do piso da academia e, nesta semana, está providenciando a recuperação do telhado da área da piscina, que ficou danificado pelas fortes chuvas. Além disso, explica que os banheiros também devem passar por serviços de manutenção nos próximos dias e um novo corrimão está sendo providenciando. Sobre a demora, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que se tratam de situações pontuais no atendimento, que serão verificadas para que o acolhimento seja mais ágil e humanizado. “Todos os esforços são concentrados para oferecer o melhor atendimento possível, o que inclui o cuidado permanente da estrutura”, reforça o secretário.

Fonte:O Diário de Mogi