sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

banda larga: Região poderá ser pioneira no programa Internet para Todos

Novidade foi lançada ontem em Mogi pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), apresentou ontem para o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o programa Internet para Todos. A ideia é que a região receba os primeiros pilotos do projeto, que promete disponibilizar conexão para as áreas que não são atendidas pelas operadoras. Para participar, os prefeitos precisam aderir ao programa que será aberto oficialmente na próxima semana.
A liberação do sinal para as chamadas "áreas de sombra" será possível pelo lançamento de um satélite, que custou cerca de R$ 3 bilhões. "É um programa de fácil acesso, baixo custo, pois o governo federal arcou com todas as despesas da sua implantação. Agora, vamos efetivamente implantá-lo em todo o país", afirmou Kassab.
O governo federal já mapeou 40 mil áreas no Brasil que não contam com acesso à internet. Os municípios inseridos nesses locais podem aderir ao programa. Para participar da ação, as prefeituras terão obrigações. "Ela terá que tomar ciência das áreas que não têm conectividade, procurar terrenos onde possam ser instaladas as antenas, aprovar a lei de isenção do ISS (Imposto Sobre Serviço) e começar tomar providência para a segurança do terreno, onde estará o equipamento", detalhou o ministro.
A administração municipal também ficará responsável pela conta de energia. Além do Internet para Todos, Kassab informou que os municípios têm o direito de solicitar ao governo federal a instalação de internet em escolas e unidades de saúde, que não sejam contempladas por sinal de internet. No caso das escolas, são 7 mil unidades em 2018 e 35 mil no total. O satélite possibilita ainda o monitoramento das fronteiras do Brasil.
O diretor técnico de operações da Telebras, Jarbas Valente, informou que a capacidade de atendimento aos usuários vai depender de quantas antenas forem instaladas nos pontos escolhidos pelas Prefeituras.
Além do sinal de internet, em alguns casos também será disponibilizada a telefonia fixa. "A gente dimensiona, calcula e coloca a antena. Existe o equipamento que repete o sinal que pode chegar a 5 quilômetros de cobertura. O valor para o usuário vai ser praticamente o de custo, cerca de R$ 35 por mês para uma banda larga de 10 megabites por segundo", disse.
O presidente do Condemat, Adriano Leite, afirmou que as cidades estão interessadas em aderir ao programa e que o consórcio poderá intermediar a tratativa. "Sabemos que pela extensão territorial dos 11 municípios tem muitas áreas descobertas", avaliou.
Para o vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, a escolha do Alto Tietê "abre espaço para que todas as cidades coloquem antenas gratuitas em todos os bairros periféricos, para que todos tenham acesso ao wifi, telefonia celular, inclusive à conectividade entre os prédios públicos".

Fonte:Mogi News