terça-feira, 3 de outubro de 2017

Suzano: Prefeitura promete retomar projeto do Parque do Mirante

Promessas de melhorias acontecem há mais de 40 anos, e plano agora é criar centro de educação ambiental
A Prefeitura de Suzano promete retormar o projeto de revitalização da estrutura edificada em forma de pirâmide para ser uma caixa dágua há mais de 40 anos na região do bairro do Sesc, que nunca se tornou o Parque do Mirante, conforme prometia o ex-prefeito Marcelo Candido (sem partido).
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano, o Instituto Ecodan está assessorando, de forma voluntária, a pasta do governo municipal para buscar diversas linhas de financiamento, inclusive iniciou contato com um parlamentar estadual para indicação de possível emenda. Durante as visitas, a organização não-governamental (ONG) "SOS Gaia" e o Instituto Ecodan perceberam a importância do mirante do Sesc e se colocaram à disposição, orientando que a revitalização deverá acontecer em etapas e de maneira articulada com outras pastas da municipalidade.
A pasta pretende criar uma unidade de conservação, por meio das informações preliminares já obtidas (caracterização e contexto histórico, com a identificação de quatro nascentes d'água no local). O plano de trabalho inclui transformar o local em um centro de referência na educação ambiental, com a promoção de atividades lúdicas e educativas. A área de cerca de 42 hectares está sob responsabilidade do poder público.
O local é cada vez mais um ponto para uso de drogas e descarte de lixo e entulho. O Dat esteve no local ontem e conferiu a situação degradante do espaço, que é invadido diariamente. "Entra todo tipo de pessoa aí todos os dias. Agora mesmo tinha uns dez adolescentes lá no alto ouvindo música alto, gritando e fazendo estardalhaço. À noite são os usuários de droga e os caminhões, que descarregam entulho, lixo, móveis e até pneus", explicou um homem que trabalha ao lado da estrutura abandonada e que preferiu não se identificar.
Dentro da antiga caixa dágua foi possível encontrar muitas garrafas de bebida alcoólica, copos descartáveis, pinos de cocaína e outros itens para uso de entorpecentes. No entorno da área, que deveria estar isolado, grandes montes de terra, blocos, pedras, lixos e restos de construção se acumulam um ao lado do outro.
Histórico
O Parque do Mirante foi prometido pelo ex-prefeito Candido em 2005. Três anos depois o próprio prefeito esteve com o famoso arquiteto Oscar Niemeyer para discutir o projeto, que nunca saiu do papel. A estrutura,construída em forma de pirâmide para ser uma caixa dágua, foi desativada há mais de 40 anos e deste então é alvo de depredação. O Dat já publicou diversas matérias mostrando a situação de abandono do local.
Em 2013, a Prefeitura, então administrada pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), afirmou que retomaria o projeto do Mirante e no mesmo ano protocolou no Ministério do Turismo um pedido de recursos no valor de R$ 2,2 milhões para a construção do parque. A solicitação não teve andamento desde então.

Promessa de Candido em criar parque ficou no papel

"Mirante" no bairro Sesc segue sujo, abandonado e deteriorado por vândalos

Fonte:Mogi News