Por enquanto, o cadastro ainda não é obrigatório, mas em breve, Mogi das Cruzes deve estar na lista das cidades onde o sistema será exigência para votar. (foto: TRE/ Divulgação)
SILVIA CHIMELLO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) reforça a campanha para estimular as pessoas a realizarem o cadastramento biométrico, mas até agora apenas 16% do público-alvo já fizeram o procedimento nos três cartórios do Município, que conta com 297.923 eleitores. Por enquanto, o cadastro ainda não é obrigatório, mas em breve, Mogi das Cruzes deve estar na lista das cidades onde o sistema será exigência para votar.
De acordo com o coordenador do Poupatempo de Mogi, Marcos Chaves dos Reis, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já o cadastramento biométrico para evitar as filas futuras, porque a partir das próximas eleições, os cidadãos já poderão votar com identificação por meio de impressões digitais.
O sistema biométrico proporciona mais segurança ao processo eleitoral, garantindo que ninguém votará no seu lugar. No cadastramento biométrico são coletadas a assinatura eletrônica do eleitor, sua foto e impressões digitais.
“Não há prazo para a realização da biometria em Mogi, mas o melhor é que os eleitores a façam o quanto antes possível”, aconselha o coordenador dos serviços.
Ele disse que a média de atendimentos diários no Poupatempo Mogi das Cruzes é de 170 eleitores e nos cartórios este número chega a 40 eleitores, dados que se referem também a operações de alistamento, revisão e transferências.
Para o atendimento nos cartórios eleitorais é necessário o agendamento prévio. Neste caso basta entrar no site www.tre-sp.jus.br e clicar na opção “agendamento”. Porém no Poupatempo, o atendimento conta com sete guichês e é feito por ordem de chegada. O recadastramento biométrico demora 15 minutos em média.
Para fazer o recadastramento é necessário os seguintes documentos: carteira de identidade; certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone com no máximo 3 meses e certidão de alistamento militar para homens acima de 18 anos de idade.
Na votação com identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica.
O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral.
Fonte:O Diário de Mogi