sábado, 27 de maio de 2017

premiação: Escola estadual mogiana vai ganhar um polo experimental

Cursos on-line e bolsa de R$ 1 mil da United Way foram dados para os alunos vencedores da 4ª FeCEESP
Foto: Daniel Carvalho


Estudantes foram premiados com plataforma digital
A escola estadual Adelaide Maria de Barros, no Conjunto Toyama, receberá um polo experimental.
A plataforma virtual será oferecida como parte da premiação aos estudantes vencedores da 4ª Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo (FeCEESP), organizada pela Secretaria de Estado da Educação.
O polo será implantado pela empresa de tecnologia Cisco, uma das parceiras da FeCEESP.
A feira de ciências premiou os estudantes Bruno Gaspar e Wesley Oliveira, que criaram em parceria com outros alunos da escola Adelaide Maria de Barros, um aplicativo de gerenciamento de resíduos sólidos.
Eles já haviam participado da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), um dos principais eventos da categoria.
Além da criação do polo, que consiste em uma plataforma de cursos on-line, os estudantes vencedores receberam uma bolsa de R$ 1 mil da United Way.
Agora, os mogianos participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em outubro, em Nova Hamburgo.
A dirigente regional de Ensino de Mogi, Rosania Morales Morroni, avaliou que o polo deve estimular o interesse pela área científica em muitos estudantes. "Não serão apenas os alunos da escola Adelaide Maria de Barros que terão acesso ao polo", informou. "A pesquisa científica e a iniciação já perdeu muito no país, nos últimos anos, com corte de repasses pelo governo federal".
Segundo ela, é hora do Brasil continuar investindo, especialmente na base. "Estamos com esses alunos desde pequenos", destacou a dirigente regional de Ensino.
Para Rosania, a área da tecnologia vai ganhar cada vez mais espaço e os alunos precisam estar preparados para o futuro.
"O aluno do 9° ano já pode começar a ser inserido e no Ensino Médio o leque de atuação se abre infinitamente. Vejo com bons olhos um equipamento como esse dentro da escola. Ter um polo é um referencial e fomenta a pesquisa. Isso é acreditar na escola pública", acrescentou.

Fonte:Mogi News