sábado, 27 de maio de 2017

Operações especiais: Polícia Civil realiza ações contra roubos

Delegado seccional, Marcos Batalha, detalhou resultados do trabalho investigativo e operacional reforçado durante as várias blitze já efetuadas
Foto: DANIEL CARVALHO


Batalha: "Neste ano, mais de 500 já foram presos"
A Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes vem realizando frequentes operações em Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba para evitar e diminuir os roubos.
Além do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), o delegado seccional Marcos Batalha reúne policiais de todo o Alto Tietê e concentra as operações nas duas cidades; o que tem contribuído para a diminuição gradativa de roubos na localidade.
Segundo a Delegacia Seccional, as operações têm sido realizadas quase que diariamente e têm garantido a tranquilidade da população.
Ainda por determinação da Seccional, todos os distritos policiais da região devem intensificar as abordagens em motocicletas, fiscalizando não somente os veículos, mas os seus condutores.
Essa medida passou a ser adotada após um levantamento apontar que 30% dos roubos são cometidos por pessoas usando motos. Só a Polícia Civil tem feito abordagens de, aproximadamente, 150 motocicletas por dia. 
De acordo com o delegado Marcos Batalha, na semana passada, policiais do Núcleo de Roubo de Cargas fizeram a abordagem a dois ocupantes de uma moto, os quais possuíam antecedentes por roubos e a motocicleta estava com a placa adulterada, indicando que certamente iriam cometer outros assaltos. "Na mesma semana, policiais do Garra abordaram três ocupantes de motocicletas, que eram procurados pela Justiça e foram presos", exemplificou.
Outra medida adotada é a frequente fiscalização em lojas de consertos de aparelhos de telefones celulares. É que cerca de 20% a 30% dos roubos são de celulares e muitos deles são roubados para que receptadores possam desmontá-los e comercializar as peças, ou para tentar mudar o número do Imei do aparelho.
A Polícia Civil também tem realizado operações conjuntas com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal, o que tem contribuído para conter o aumento nos roubos.
O Núcleo de Roubo de Cargas da Delegacia Seccional recebeu determinação de Batalha para realizar bloqueios em todo o Alto Tietê, a fim de evitar roubo de cargas. "Este índice em nossa região é baixo em comparação com outros municípios do Estado. Mas, mesmo assim, as operações devem continuar para mantermos a situação dentro da normalidade", afirmou ele.
A Delegacia Seccional tenta ainda convencer os prefeitos e vereadores de Ferraz e Itaquá a implementarem a lei seca, a exemplo do que já ocorre em Mogi das Cruzes. Essa medida irá contribuir para a diminuição dos crimes.
As ações na região são coordenadas pela Delegacia Seccional e pelo Departamento de Polícia da Macro São Paulo (Demacro), ao qual se subordinam todas as delegacias da Grande São Paulo, que têm como diretor Albano David Fernandes.

Fonte:Mogi News