terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Insegurança: Comerciantes reclamam da ação de marginais no centro

No entorno da Praça Oswaldo Cruz, marginais aproveitam a ausência da base da polícia para praticar crimes
Foto: Juliana Oliveira


Entrevistados relatam que são frequentes os assaltos para quem sai da estação
A sensação de insegurança já faz parte da rotina dos comerciantes do centro de Mogi das Cruzes. No entorno da estação de trem, pedestres passam com medo e os trabalhadores daquela área temem, um dia, serem vítimas das ameaças e roubos praticados por alguns marginais que se instalaram nos arredores da praça Oswaldo Cruz. No local, inclusive, havia uma base fixa da Polícia Militar, que foi demolida durante as obras do túnel da Sacadura Cabral.
Segundo os comerciantes, as brigas entre alguns moradores de rua são frequentes naquela área e tem assustado quem passa por ali. Tem ainda aqueles que andam com facas para ameaçar e assaltar os transeuntes. Alguns mogianos aceitaram dar entrevista para o Mogi News e relatar o que já presenciaram, em condição de anonimato, com medo de represálias. Em um dos relatos ouvidos pela equipe de reportagem, uma mulher conta que os criminosos não se intimidam, nem mesmo com a ronda da Polícia Militar, que é feita naquela região. "O movimento começa a partir do fim da tarde para o início da noite, quando os mendigos chegam para procurar lugar para dormir na praça", lembrou. "Nesse momento tem aqueles que entram nas lojas, furtam as mercadorias e saem. E nós não podemos fazer nada".
Um comerciante disse que já presenciou diversas ocorrências no entorno. "Já vi muito assalto acontecer aqui. Quem precisa passar no meio da praça, à noite, todo cuidado é pouco, porque esse é o período mais perigoso e eles assaltam ameaçando as pessoas com faca", alertou, lembrando que a base da PM que tinha no local trazia mais sensação de segurança. "Com os policiais presentes o tempo todo, a situação com a violência já era complicada, mas sem a base piorou e a sensação de insegurança aumentou".
Um homem que trabalha nos arredores contou que sente as pessoas "acuadas" quando saem da estação de trem. "Depois que tiraram a base da PM, a quantidade de pedintes cresceu. Já vi os bandidos assaltarem as pessoas na praça e correrem para dentro da estação", lembrou.
PM estuda intensificar policiamento no local
Diante das queixas, o 17º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Mogi, informou que a 1ª Companhia vai utilizar o planejamento para intensificar o policiamento preventivo, com o objetivo de desestimular o crime e trazer maior sensação de segurança à população
Diante das queixas, o 17º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Mogi, informou que a 1ª Companhia vai utilizar o planejamento para intensificar o policiamento preventivo, com o objetivo de desestimular o crime e trazer maior sensação de segurança à população.
A PM ainda ressaltou que a demolição da base fixa ocorreu em função das obras do túnel da Sacadura Cabral. No entanto, garantiu que o policiamento foi mantido por meio do sistema "Centro Seguro", com o emprego de policiais a pé e em viaturas, exercendo o policiamento ostensivo da área central.
Questionados sobre a possibilidade da construção de uma nova base, o batalhão respondeu que "o Comando da Unidade, entendendo a sua importância como um referencial da presença do Poder Público na localidade, discute posturas com a Secretaria de Segurança do Município, que, com uma destinação adequada, venha a potencializar a ostensividade do serviço público municipal e estadual". (F.F.)

Fonte:Mogi Mogi News