terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Secretariado: Marcus Melo anuncia corte de gastos com comissionados

Futura medida foi confirmada pelo prefeito eleito durante oficialização dos três secretários restantes para 2017
Foto: Daniel Carvalho


Futuro prefeito apresentou responsáveis por Finanças, Iprem e Comunicação
O prefeito Marcus Melo (PSDB) pretende reduzir em 20% os gastos no setor de comissionados e de gratificações. Pela estimativa do tucano, a redução vai representar uma economia de aproximadamente 
R$ 5 milhões por ano. A informação foi divulgada durante o anúncio do secretário de Finanças, Aurílio Sérgio Costa Caiado, do diretor superintendente do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), José Carlos Calderaro e do coordenador de Comunicação Samy Charanek.
O prefeito eleito comentou a questão do corte dos comissionados, que já havia sido tratado anteriormente. "Teremos uma redução, mas a preocupação é mais financeira do que com o número de pessoas. Nossa meta é ter uma redução financeira de pelo menos 20% no setor de comissionados e também de gratificações", informou.
Para o tucano é importante evitar que a qualidade dos serviços prestados atualmente seja afetada pela redução. "Temos que levar sempre em consideração que o serviço não pode ser descontinuado. Se simplesmente cortarmos pessoas ou valores, pode haver um problema na qualidade do serviço", destacou.
De acordo com Melo, algumas ações serão colocadas em prática para aumentar a arrecadação do município "Pretendemos aumentar a arrecadação dentro da característica de eficiência. Não vamos aumentar nenhum tipo de tributo. Queremos criar mecanismos para que a prefeitura possa receber aquilo que já é de direito através da dívida ativa. Estamos pensando em fazer um Refis (Programa de Parcelamento de Débitos) em 2017", disse.
Escolhidos
Caiado, que atuou como secretário da Fazenda da Prefeitura de Sorocaba e trabalhou no governo do Estado, afirmou que Mogi precisa ser estudada para saber quais ações podem e precisam ser feitas. Ele citou alguns impostos que podem ser incrementados na cidade, sem onerar os munícipes. "Queremos aumentar a eficácia tributária, por exemplo, o ISS (Imposto Sobre Serviços) de Mogi é menor se comparado com municípios do mesmo porte. Talvez possamos ampliar isso melhorando a nota fiscal eletrônica. O mesmo ocorre com o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis)", afirmou.
Calderaro informou que a preocupação será com a reforma da previdência, que foi proposta pelo governo federal. Para Charanek, a aproximação com a população deve ser uma das metas. "Não chega a ser desafio, mas modernização, a forma de aproximar a comunicação e a linguagem da prefeitura da população", esclareceu. A adoção de mídias sociais deve ser uma dessas ferramentas.

Fonte:Mogi News