quarta-feira, 30 de março de 2016

Facilidade UBSs terão agendamento preferencial por telefone

Facilidade
UBSs terão agendamento preferencial por telefone
Legislação que entrou em vigor ontem vai contemplar pacientes idosos e portadores de necessidades especiais
Foto: Julien Pereira/Secom Poá


Unidades Básicas de Saúde de Poá destinarão 10% das consultas diárias aos agendamentos feitos por telefone
Os moradores de Poá terão a possibilidade de agendar consultas médicas por telefone nas redes municipais de Saúde. A legislação entrou em vigor ontem e vai contemplar pacientes idosos e portadores de necessidades especiais. Haverá, porém, um limite diário de agendamentos para não prejudicar outros usuários da rede pública.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Russo Cardani, o agendamento será feito diretamente pelos telefones das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Para que essa facilidade seja colocada em prática será realizado um recadastramento nas UBSs para os pacientes que se enquadram na proposta. A pasta não soube informar o número de idosos e pessoas com condições especiais que estão cadastradas nas redes públicas e explicou que após o processo de recadastro será possível ter os dados atualizados sobre a quantidade de pacientes que necessitam desse meio de agendamento.
Antes dessa legislação, o munícipe que precisasse de qualquer consulta médica, tinha que se deslocar até a unidade para conseguir agendar um dia e horário. A partir de agora, desde que sejam cadastradas no sistema municipal de Saúde, as pessoas com mais de 60 anos ou com dificuldade de locomoção não precisam se dirigir pessoalmente até a Unidade de Saúde.
No caso de idosos será necessário um documento que comprove a idade, já as pessoas portadoras de necessidades especiais precisarão de um laudo ou atestado médico que comprove a deficiência. O documento pode ser emitido na própria UBS no momento do cadastro.
Segundo a legislação, o agendamento será possível mediante o cadastro prévio, informando onde pretende receber o atendimento. Para isso é necessário comparecer à UBS munido de documento de identidade e carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS).
As unidades de saúde de Poá também deverão obedecer algumas normas. Uma delas é afixar em local visível à população um material informativo sobre o conteúdo da legislação. O número de consultas agendadas por telefone também serão limitadas a 10% do total diário.


Fonte:Mogi News