quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Família deve economizar 100 litros de água por dia

Cidade| ABASTECIMENTO

Família deve economizar 100 litros de água por dia
Redução de 30% em relação ao consumo de fevereiro de 2014 é a meta proposta pelo Semae para que o município não tenha de recorrer ao rodízio


Publicada em 03/02/15

Fotos: Erick Paiatto


Diretor do Semae, Marcus Melo, diz que a cidade precisa economizar 500 mil metros cúbicos por mês

Luana Nogueira 
Da reportagem local

Em fevereiro de 2014, os mogianos consumiram 1.686.195 metros cúbicos de água. Agora, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) iniciou uma campanha para que os mogianos reduzam o consumo de água em 30%. Isso significa uma queda de pouco mais de 500 mil metros cúbicos de água. De acordo com a autarquia, cada mogiano deve estimar essa redução por meio da conta de água de fevereiro do ano passado.

No caso de uma residência que consumiu 10 metros cúbicos de água em fevereiro do ano passado (10 mil litros), por exemplo, a economia deve ser de 3 metros cúbicos (3 mil litros). Considerando que o município tem 54% de ligações de água nesta faixa de consumo, segundo dados fornecidos pelo Semae, cada família deve reduzir o seu gasto em 100 litros de água por dia.

O diretor-geral do Semae, Marcus Melo, informou que a meta de redução de 30% é para cada ligação de água do município. "O correto é que as pessoas peguem as contas de água de fevereiro de 2014 e, por meio disso, calculem uma redução de 30% e tentem economizar esse percentual", afirmou.

Para incentivar a economia na cidade, o Semae intensificará a campanha de conscientização. O aumento das equipes que consertam os vazamentos de água também será implementada para reduzir o tempo/resposta dos chamados e evitar o desperdício. Levando em consideração que cada metro cúbico equivale a mil litros de água, a redução deve ser de pouco mais de 500 milhões de litros de água.

Segundo informações do Semae, por exemplo, escovar os dentes três vezes por dia consome 2,4 litros de água. Lavar as mãos quatro vezes por dia gasta 3,2 litros. A cada descarga (no caso de sanitários com descarga acoplada) utiliza-se seis litros de água. Um banho de oito minutos comsome 24 litros de água.

Fonte:Mogi News