sexta-feira, 20 de junho de 2014

Duplicação da Kaoru é preparada

Duplicação da Kaoru é preparada
SEX, 20 DE JUNHO DE 2014 00:00
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Avenida Kaoru Hiramatsu terá quatro pistas, com canteiro central, calçadas e ciclovia ao longo dos 2,6 quilômetros / Foto: Edson Martins


De 60 a 90 dias. Esse é o prazo para que as máquinas e equipes de operários comecem a duplicação da Avenida Kaoru Hiramatsu, no Bairro Porteira Preta. A obra vai ligar a Avenida Japão à Rodovia Mogi-Bertioga e beneficiará – segundo a conta da Prefeitura – 120 mil pessoas. Quando estiver concluída, um novo bairro deve nascer naquela região.

Há uma semana, os envelopes com as propostas comerciais da licitação foram abertos. Cinco empresas participaram da concorrência. O melhor lance foi dado pela Construtora Kamilos, com o valor de R$ 13.731.528,12, mais de R$ 5 milhões abaixo do previsto: R$ 18,7 milhões.

Conforme destaca o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, a análise de viabilidade da proposta será feita até o início da próxima semana. Caso não haja impedimentos – e nenhuma das empresas entre com recurso – o contrato é assinado.

“O primeiro grande trabalho será fechar o projeto executivo para então batermos o martelo. Depois tem a montagem de canteiro, levantamentos e sondagens. Em até 90 dias a gente já tem material para tocar a obra”, destaca. O prazo de execução é de um ano.

Quando duplicada, a Kaoru Hiramatsu deverá ser a principal ligação entre os bairros ao sul de Mogi das Cruzes – como Conjunto Santo Ângelo, Jardim Oropó e Jardim Aeropoto - com o Centro da Cidade, tirando parte do fluxo recebido hoje pela Avenida Japão.

Todos os 2,6 quilômetros da via serão duplicados. Ao final, a via terá quatro pistas, com canteiro central, calçadas e ciclovia. Às margens da Kaoru, já estão sendo implantados dois grandes condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, com um total de 1.240 unidades (leia mais nesta página). São os primeiros moradores de uma região predominantemente rural que passará, aos poucos, a ser preenchida pela mancha urbana de Mogi das Cruzes.

A obra de implantação de infraestrutura urbana contempla ainda itens como terraplenagem, drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água, de coleta e afastamento de esgoto domiciliar, arborização, iluminação pública e sinalização em toda a extensão da via.

“A via será, naturalmente, um indutor de desenvolvimento urbano. Hoje já existe uma série de empreendimentos agropecuários e hortifrutigranjeiros, mas isso vai se transformar em novas áreas de ocupação populacional com, possivelmente, novos loteamentos e condomínios”, analisa Chavedar, prevendo um aumento na procura de empreendedores pela área já a partir do próximo ano.

A Kaoru Hiramatsu é vista por Chavedar como uma espécie de via expressa ao Centro da Cidade, já que desemboca diretamente na Mogi-Bertioga, enquanto a Avenida Japão (outra opção) já está com o trânsito saturado em alguns pontos, além de cruzar diversas outras vias. “Quem mora no Jardim Layr e quer ir para o Centro pode ir pela Japão, mas vai parando. Hoje, se eu quiser ir do Bunkyo ao Centro, vou pela Kaoru porque não compensa ir pela Japão”, ressalta.

A avenida é a última grande via antes de uma área de proteção dos mananciais. A liberdade construtiva do entorno foi um dos grandes atrativos para que a Kaoru recebesse o investimento. “Fazer pista duplicada em área de proteção é induzir a ocupação. A gente precisa fugir disso”, pontua o secretário.

A duplicação da Kaoru foi inscrita no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Dos R$ 18,7 milhões orçados inicialmente, R$ 17,8 milhões são provenientes do Governo Federal e R$ 935 mil sairão dos cofres municipais como contrapartida.

A implantação de infraestrutura na região faz parte de um rol de outras grandes obras escaladas para o Distrito de Braz Cubas nos últimos anos, como a canalização do Córrego dos Canudos e a consequente criação da Avenida Júlio Simões (leia mais nesta página), além da extensão do trecho da Avenida Guilherme Giorgi, entre Braz Cubas e Jundiapeba, com previsão de ligação com o Trecho Leste do Rodoanel.

Como resultado natural, os imóveis próximos a essas localidades foram valorizados e grandes comércios passaram a ser atraídos ao Distrito, como a megaloja de departamentos Havan, inaugurada no início deste mês. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi