sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Música João Carlos Martins e orquestra se apresentam no Festival de Verão

Música
João Carlos Martins e orquestra se apresentam no Festival de Verão
Acompanhado da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP , maestro sobe hoje, às 20 hs, no palco do Cemforpe
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Divulgação
Em seu repertório, João Carlos Martins e a Filarmônica do Sesi tocam de Beethoven à Mozart
Sentimentos, protestos e emoções são transmitidos com essa manifestação artística. Uma arte que aproxima as pessoas, levando conforto, paz, hamornia e emoção aos ouvintes em geral. Estamos falando da música, uma das atrações principais do 1º Festival de Verão de Mogi das Cruzes, que hoje conta com um convidado pra lá de especial: o maestro João Carlos Martins. Conhecido por sua história de luta e perseverança, o músico se apresenta ao lado da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP hoje, às 20 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemfope). 
O centro cultural fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Vila Nova Mogilar, em Mogi. Para assistir ao show é preciso retirar os ingressos com uma hora de antecedência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900. A programação completa do festival está disponível no site www.cultura.pmmc.com.br.

Com um repertório que vai de Beethoven à Mozart e passa por Mascagni e Haydn, a apresentação de João Carlos Martins com a Bachiana Filarmônica Sesi-SP será emocionante. Isso porque, além de reger a orquestra, o músico tocará piano. Com isso, o maestro espera encher o coração do público mogiano e do Alto Tietê de alegria e emoção. "Esta é a quarta ou quinta vez que vou à região. Assim como ocorreu nas outras vezes, quero emocionar o público, que, desde quando descobri a doença que me fez perder parte dos movimentos dos dedos, tem me apoiado tanto", comenta. 

O papel da música
Com dez anos de apresentações ao vivo, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP já se apresentou para dez milhões de pessoas no âmbito nacional e internacional. Dessa maneira, Martins acredita que a música desempenha um papel importante tanto na vida do público quanto daqueles que estão mais envolvidos com ela. Um exemplo disso é o projeto Novos Núcleos de Música, responsável por oferecer a oportunidade de inclusão social musical para crianças e jovens.

"A minha teoria de disciplina quando passo os conhecimentos para os alunos é que todos precisam ter a disciplina de um atleta e alma de um poeta. Trato os aprendizes como diamantes a serem lapidados. Pessoas conseguem mudar as suas vidas por meio da música. Por esses dias toquei no presídio de Guarulhos e a experiência foi emocionante. Os detentos choraram e pararam para refletir", revela. 

Canarinhos do
Itapety
Martins acredita que projetos como o do Canarinhos do Itapety, implantado pela Prefeitura de Mogi em 2002, são capazes de dar novos rumos à vida dos jovens. "Qualquer iniciativa que envolva a música ajuda a formar um cidadão. Quando Deus criou o homem, Ele deu melodia à sua voz e ritmo, pelas mãos e os pés. A música é a régua do mundo, que funciona como uma orquestra", finaliza.

Fonte:Mogi News