terça-feira, 25 de junho de 2013

Japão Protestos podem ajudar brasileiros a votar no Japão

Japão
Protestos podem ajudar brasileiros a votar no Japão
Claudia Irente
Da Reportagem Local
Divulgação

Brasileiros se reúnem em Tóquio para ajudar nas manifestações
No segundo ato público realizado no Japão em prol das manifestações no Brasil, cerca de 450 brasileiros e simpatizantes da causa protestaram, na tarde do último domingo, no Yoyogi Park, em Tóquio.

Segundo Miguel Kamiunten, secretário de Política da Network Nacional dos Brasileiros no Japão e coordenador de pólo da Universidade Católica de Brasília Virtual, os protestos ocorridos em Nagoya e em Tóquio, no último final de semana, serviram para que haja uma maior consciência política e participação na hora de votar, inclusive fora do País. "Acompanho as eleições no exterior desde 1998 e, especificamente no Japão, o grau de interesse em participar é pequeno. Em 1998, com uma comunidade com mais de 250 mil brasileiros e com mais de 75% desses com direito a voto, somente 365 pessoas votaram. Nos últimos anos, esse número subiu e, em 2010, cerca de quatro mil depositaram seus votos em urnas no Japão", estimou.

O publicitário Ussuy Egyro, que mora no Japão há 11 anos, também é a favor das manifestações pacíficas e participou da de Tóquio. Ele diz que os protestos não devem ser esquecidos nas próximas eleições brasileiras e pretende votar no Japão pela primeira vez. "Das outras vezes, tive que justificar o voto, porque eu trabalhava nos finais de semana. Mas na próxima quero votar, porque todos devemos pensar no que vai ser feito daqui para frente", adiantou.

Luiz Eduardo Isima, que também esteve na manifestação na capital japonesa, afirma que estrangeiros da Turquia também aderiram à manifestação e que considera bastante relevante a participação da comunidade brasileira. Ele conta que deverá haver outras manifestações em cidades japonesas, nos próximos dias.

Fonte:Mogi News