domingo, 10 de março de 2013

Luto Morre doutor Aristides aos 84 anos


Luto
Morre doutor Aristides aos 84 anos
A cidade amanheceu mais triste ontem com a morte do ginecologista mineiro que adotou Mogi para viver
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Gerson Lino Junior
Milhares de mogianos nasceram pelas mãos do doutor Aristides, médico tradicional e querido
O ginecologista e obstetra, Aristides Cunha Filho, morreu ontem aos 84 anos em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Conhecido em Mogi, realizou milhares de partos durante sua carreira. Foi cofundador do Hospital Santana, no Alto do Ipiranga e atuou como secretário de Saúde no mandato do prefeito Waldemar Costa Filho, entre 1996 a 1999.

Popular em Mogi, em 1986, o doutor Aristides foi eleito deputado federal com 25,5 mil votos. Ele era suplente de Joaquim Bevilacqua, que em 1988, foi eleito prefeito de São José dos Campos, deixando a cadeira para Cunha Filho. Durante seu trabalho na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão da Saúde. Deixou o cargo em 1991.

O mineiro que chegou a Mogi em 1959, a convite de amigos, se estabeleceu na cidade e criou vínculos fortes com o município. Chegou até a se candidatar a prefeito. Para as pessoas que conviveram com ele ou lembram-se de sua trajetória, fica a imagem de um homem que batalhava para melhorar a área da saúde. "Além de ser médico, ele buscou o recurso legítimo da política em prol da saúde. É lembrado pelo acolhimento de muitos profissionais de saúde. São várias histórias de médicos, principalmente de Minas Gerais, que vieram trabalhar em Mogi graças ao doutor Aristides. Ele acolhia a todos e tinha um coração enorme", disse o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Cusatis. "O doutor Aristides é embrionário do hospital que foi fundado pelos doutores Osmar Marinho Couto e Homero Gomes, mas com sua participação, houve um boom no Santana".

Em nota, a direção do Hospital Santana informou que Cunha Filho participou durante muitos anos da instituição e sua morte, deixa uma lacuna. "Agradecemos pela imensa contribuição não apenas para o Hospital Santana, mas para a área de Medicina de Mogi. O enterro do médico foi realizado na tarde de ontem, no Cemitério São Salvador.

Fonte: Mogi News