domingo, 16 de dezembro de 2012

Boca no trombone Ataques da ignorância Olavo Câmara


Boca no trombone
Ataques da ignorância
Olavo Câmara

Oque significa ignorância? Acaso não é desconhecimento? A ignorância e a consciência são dispares. O ser consciente é aquele que é sensível, conhece os problemas e sentimentos alheios e se comove com as pessoas sofredoras. É como se dissesse: "O que não desejo para mim não quero para os outros". O indivíduo consciente tem visão geral de tudo, dominou o seu ser e trabalha em prol da humanidade, dando exemplos, apontando caminhos, tem ideias que são invejáveis e oferece sugestões para todos, não se prendendo ao materialismo. 
Mas, em outro trilho, há os ignorantes, brutais, desprezíveis, frios e autoritários. A brutalidade está afiada nestes personagens que estarão sempre prontos para guerrear. Como se livrar dos ataques do mundo da ignorância? Como se proteger? Eis aí questões que dependem da sociedade, do Estado, da família e da escola. A materialidade e o egoísmo tomaram contas dos seres que desconhecem como surge a vida em seus planos mais sublimes, não compreendem que somos irmãos e originários de uma mesma fonte. 
Daí, os ataques dos ignorantes. Estes seres, devido à incultura, não foram treinados para desenvolver o amor ao próximo, seus talentos estão engessados e também não receberam educação correta dos familiares ou exemplos de bom nível da sociedade ou ainda não tiveram em quem se espelhar. 
Quando a Imprensa, pessoas críticas e debatedores, afirmam que o País necessita de educação de alto nível, estão com a razão, pois é o que está faltando nesta nação gloriosa. Em todos os níveis, se encontram os ignorantes: autoridades, políticos, trabalhadores braçais, milionários, gente simples e gente letrada. 
Enquanto os ignorantes não conseguirem desenvolver um alto grau de consciência, estarão sempre atacando os honestos, bons e que atuam em prol dos seus compatriotas, realizando grandes tarefas.

Uma autoridade que ganha salário elevado deveria ir ao trabalho dirigindo o seu próprio veículo e não em veículos públicos. Os cargos políticos em muitos municípios, Estados e na União envergonham aqueles que são patriotas e honestos. É a ignorância e a insensibilidade, uma vez que não atingiram um grau mínimo de consciência. Quando passo os olhos pelo meu País e pelo mundo, noto tantas maldades, ódio, ignorância, guerras, fome e outros males dominando todo o planeta. Pouco poderei fazer para mudar os destinos dos povos tão sofridos, mas enviarei, ainda assim, fagulhas de amor a toda a humanidade. 
Caso não houvesse mais ignorantes, as guerras desapareceriam, assim como a pobreza, as favelas se transformariam em lares dignos e o mundo conheceria a verdadeira paz. Em conclusão: atacar e destruir a ignorância de todos os lados é tarefa de todo ser consciente.


Olavo Câmara
é advogado e professor de Direito Político, Eleitoral e Constitucional

Fonte:Mogi News