quarta-feira, 21 de novembro de 2012

No Náutico Novo bispo será empossado sábado


No Náutico
Novo bispo será empossado sábado
Cerimônia de dom Pedro Luiz Stringhini terá a presença do cardeal arcebispo de SP, Dom Odilo Scherer
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito, cardeal arcebispo de SP, dom Odilo Scherer, dom Pedro Luiz e José Eduardo Ferreira
Pelo menos sete mil fiéis devem comparecer à posse do bispo dom Pedro Luiz Stringhini, neste sábado, às 16 horas. A cerimônia será realizada no ginásio do Clube Náutico Mogiano, no Mogilar e terá duração média de duas horas. O último bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Airton José dos Santos, participará do evento. Já as presenças do bispo emérito de São Paulo, dom Claúdio Hummes e dom Emilio Pignoli, que já atuou na diocese do município, ainda não estão confirmadas.

Stringhini já está instalado em Mogi desde segunda-feira. No dia da posse, ele sairá da casa episcopal, na rua Ipiranga, e seguirá em cortejo até o Náutico. O esquema da cerimônia foi divulgado ontem na presença do cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, do bispo emérito de Mogi, dom Paulo Mascarenhas Roxo e do administrador diocesano José Eduardo Ferreira. Uma missa será celebrada como parte da cerimônia.
Scherer explicou que a posse é uma forma de oficializar a nomeação que o Papa Bento XVI fez há dois meses. "Ele vai apresentar o documento de nomeação, receberá o báculo pastoral (cajado) e sentará na cátedra episcopal, a cadeira que simboliza a missão do bispo de ensinar e guiar o povo", esclareceu. Em seguida, os padres da diocese acolhem o novo bispo.

Uma das prioridades de Stringhini são as causas ligadas à juventude. Ele foi, por um tempo, responsável pelo setor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ligada aos jovens. "Vou me esforçar para estar presente entre os jovens e enviar muitos deles no ano que vem para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro", destacou.

As causas sociais é um aspecto importante da atuação do bispo na região. Ele presidiu por quatro anos a comissão da pastoral sociais, conhecida como da justiça, paz e caridade. Já no domingo, às 15 horas, Stringhini celebrará a missa da Pastoral da Criança, na Catedral.

Ele lembrou ainda da ordenação de oito diáconos que será feita no dia 5 de janeiro. "O número de padres nunca é suficiente para 1,5 milhão de habitantes de nossa diocese. Hoje, contamos com 80 padres, mas temos de agradecer porque essa quantidade é maior que em muitos outros lugares", ressaltou.

Fonte:Mogi News