terça-feira, 13 de novembro de 2012

Capacitação Santa Casa vai implantar uma escola de enfermagem


Capacitação
Santa Casa vai implantar uma escola de enfermagem
Daniel Carvalho

Objetivo é usar recursos e benefícios para o próprio hospital
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes planeja criar uma escola de enfermagem no município, com o objetivo de reverter recursos e benefícios para a própria instituição filantrópica. A ideia surgiu ontem, durante a reunião de transição dos diretores do hospital e do grupo de novos gestores. Uma das etapas para tirar o plano do papel já foi cumprida: a mudança no estatuto da Irmandade Santa Casa, que passa a permitir a criação das chamadas unidades de negócio. Outras mudanças no estatuto, como a responsabilidade do provedor nos assuntos médicos, financeiros e sociais do hospital, também foram feitas. 
"Nós passamos a permitir que a irmandade tenha, de forma independente, alguns braços, como asilos e até uma escola de enfermagem, com o objetivo de ampliar os serviços e reverter benefícios para a própria instituição. Todo o trabalho continua sendo filantrópico. Isso é essencial para que possamos dar continuidade aos nossos planos de novas unidades, como o departamento de imagem, por exemplo. Vamos ver se conseguimos tirar o projeto do papel", explicou o provedor da Santa Casa, Mário Calderaro.

Entre as mudanças aprovadas ontem durante a assembleia está a redução do tempo de permanência na irmandade de 36 para 12 meses, para aqueles interessados em um cargo na mesa diretiva, com exceção do provedor. "Para os cargos de vice-provedor, mordomo e secretário, o interessado tem de ter participado da irmandade durante um ano. Para o cargo de provedor, há um processo independente de escolha e candidatura", disse. 
Outra mudança é a diluição da responsabilidade de provedor. "Para cada unidade de negócios, haverá um coordenador que responderá à mesa, mas a responsabilidade não ficará só a cargo do provedor. Além disso, o provedor passa a responder juridicamente pelas questões administrativas apenas, e não mais as médicas".


Irmandade
Qualquer pessoa pode fazer parte da irmandade, que tem o poder de votar em assembleias que definem o futuro do hospital. Basta ter sua candidatura apresentada por um membro da irmandade. A ficha será analisada e aprovada em reuniões. Se todos estiverem de acordo, a pessoa passa a fazer parte do grupo e tem de fazer uma contribuição semestral mínima de R$ 70. Atualmente, 260 pessoas fazem parte da irmandade de Santa Casa. (J.S.)

Fonte:Mogi News