quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Popeye Biritiba pretende se tornar a capital nacional do espinafre


Popeye
Biritiba pretende se tornar a capital nacional do espinafre
Plano prevê fornecimento do vegetal para a rede Habbibs e o incentivo ao turismo agrícola
Delcimar Ferreira
De Biritiba
Erick Paiatto

Estratégia: primeira reunião para discutir o "Projeto Espinafre" ocorreu na manhã de ontem, no gabinete do prefeito de Biritiba
Biritiba Mirim quer se tornar a "capital nacional do espinafre". E para isso, tem um plano ousado, que consiste em fornecer o vegetal para uma das maiores redes de restaurantes "fast-food" do Brasil, o Habbibs. A meta é que em maio de 2013 iniciem as produções nas regiões agrícolas da cidade e que agregado a esse trabalho, que possa reverter em turismo e receita para o município.

A primeira reunião para a discussão do chamado "Projeto Espinafre" ocorreu na manhã de ontem, no gabinete do prefeito Carlos Alberto Taino Júnior (PSDB), o Inho, no centro da cidade. Representantes da Associação Comercial de Biritiba Mirim e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) participaram do encontro com o produtor responsável, Hiroshi Shintate, que apresentou as diretrizes da proposta.

A meta inicial apresentada pela rede Habbib´s é que sejam produzidas 200 toneladas por mês, que serão distribuídas para todas as filiais. Para isso, Shintate propôs ao município, uma parceria com demais produtores para que possa industrializar o produto e plantar em larga escala. "Precisamos de 80 a 100 produtores e contamos com o apoio da prefeitura para isso", explicou.

O prefeito Inho assegurou ao idealizador do projeto que vai colocar o cadastro dos agricultores à disposição para verificar o interesse em participar e colaborar para que a cidade consiga se tornar referência neste tipo de cultivo. "A prefeitura tem a Casa da Agricultura e vamos viabilizar para que o cadastro seja repassado", garantiu o tucano, que também irá ofertar maquinário e melhorar a infraestrutura, como as estradas vicinais e a iluminação pública das áreas produtivas.


Estratégia
Shintate, que já tinha negócios com o Habbib´s, disse ainda que a rede de alimentação vai suspender a importação do espinafre a partir do próximo ano, uma vez que for consolidado o projeto para o cultivo na região do cinturão verde, como também é conhecida as cidades mais rurais do Alto Tietê. A safra deve ser mantida de maio a dezembro e no período da entresafra, ou seja, quando as condições climáticas não estiverem favoráveis, o produtor explica que é possível manter o excedente armazenado. "Podemos congelar o produto de janeiro a abril", diz. Para o empresário, o retorno de lucro é garantido, uma vez que a venda é direta ao comprador do ramo de fast-food.

Fonte:Mogi News