domingo, 14 de outubro de 2012

Bibo busca desafios em 5º mandato



Bibo busca desafios em 5º mandato


Bibo pretende dar novos rumos à trajetória política / Foto Arquivo

Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, é o atual presidente da Câmara de Mogi das Cruzes e um dos vereadores mais experientes da Casa. Nessas eleições, foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo, com um total de 2,7 mil votos. Depois de ter permanecido por 16 anos no Legislativo e ocupado sua principal cadeira por três vezes, está disposto a buscar novos desafios. Em entrevista a O Diário, afirmou que tem “pretensões maiores” para a carreira política, que começou a construir já aos 40 anos de idade.
Bibo candidatou-se pela primeira vez nas eleições de 1992, quando ficou na suplência do antigo PL. Quatro anos depois, migrou para o PPB e conseguiu ingressar no cargo pela primeira vez com 1.611 votos, tendo sido reeleito consecutivamente desde então. A reeleição de 2004 foi bastante significativa, já que conseguiu 5.309 votos (2,82% dos válidos), a maior votação obtida por um vereador mogiano até então. Atualmente, ele divide o recorde com Juliano Jun Abe (PSD), que em 2012 recebeu 5.923 sufrágios, exatamente 2,82% do total de válidos.
Durante a carreira na Câmara de Mogi, Bibo ocupou a presidência nos anos de 2005, 2006 e 2012 e conseguiu a aprovação de vários projetos, como os que preveem a obrigatoriedade do desfibrilador em locais de grande circulação pública e de gratuidade das passagens do transporte público para deficientes auditivos. Também foi ele quem implantou a acessibilidade na Câmara, com a instalação dos elevadores no prédio principal. Ainda para esse mandato pretende deixar pronta a acessibilidade do plenário, que não conta om rampas atualmente.
Bibo, aliás, ainda terá pela frente o desafio de deixar a Casa preparada para receber os próximos vereadores eleitos. Serão 23 no total, ou seja, sete a mais do que os atuais 16. O presidente já está providenciando adequações físicas, além da compra de móveis e demais materiais de escritório para receber os colegas e suas equipes. Também é dele o projeto do novo estacionamento, que deve começar a ser erguido já a partir desse ano nos fundos do Legislativo.
Durante a entrevista concedida a O Diário, Bibo preferiu não dar pistas sobre a possibilidade de voltar a presidir a Câmara em 2013. Porém, deixou claro que deverá dar novos rumos à sua trajetória política. “Chega uma hora que a gente tem de reavaliar, ter pretensões maiores. Mas, cada dia um é um dia. Primeiro quero cumprir e fazer uma avaliação desse mandato para depois almejar coisas novas. Talvez me lançar a deputado estadual, a prefeito, ou quem sabe fazer uma composição e sair para vice”.
Bibo nasceu em Mogi e estudou na Escola Estadual Adélio Borges Vieira (atual Monteiro Lobato) e no Liceu Braz Cubas. Depois, cursou Medicina na Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Como médico, procura focar a vereança na área da Saúde. Para o próximo mandato, afirmou que seus principais objetivos são contribuir com a inauguração do futuro Hospital de Braz Cubas e com a implantação da clínica para tratamento de dependentes químicos. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mog