sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mudança Conselho Municipal do Idoso tem nova diretoria


Mudança
Conselho Municipal do Idoso tem nova diretoria
Newton Muniz foi escolhido como novo presidente por meio de votação de 36 conselheiros que compõem a entidade e ficará no cargo até 2014
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Newton Muniz (de pé) é o novo presidente do Conselho do Idoso de Mogi das Cruzes. Ele foi escolhido por meio de votação
O Conselho Municipal do Idoso elegeu a nova diretoria que ficará à frente do órgão até 2014. A reunião foi realizada na manhã de ontem na Casa dos Conselhos, no Centro Cívico. As principais iniciativas que serão adotadas são fiscalização e regulamentação das casas de repouso que funcionam na cidade. Além disso, um trabalho será feito com as empresas municipais para que elas direcionem parte dos tributos para o fundo municipal do idoso.

O novo presidente do conselho, Newton Muniz, foi escolhido por meio de votação dos 36 conselheiros. "Meu nome foi escolhido por aclamação dos conselheiros. Já participava do conselho na última gestão e represento o Centro de Convivência Renascer da Terceira Idade", contou. O representante da Secretaria de Cultura, Auro Malaquias dos Santos, ficou com a vice-presidência, já o cargo de primeira secretária ficou com Celina do Carmo Bassi. Joana D´arc Vieira Souza Silva será e segunda secretária.

A ideia de Muniz é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na atual gestão. "As iniciativas feitas até agora foram muito importantes. O conselho caminhou a passos largos. Pretendemos continuar a trajetória e ver os problemas que vão surgindo", disse.

Ele afirmou que a regularização das casas de repouso serão umas das metas do órgão. Hoje, alguns abrigos ainda estão em fase de inscrição no conselho. 
"Queremos adequar estes locais e transformá-los em espaços dignos para os idosos. Vamos trabalhar ainda para deixar o fundo municipal do idoso operante, além de organizar uma grande campanha de regulamentação das vagas de estacionamento para os idosos", acrescentou.

Segundo o último censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mogi das Cruzes tem 39.816 idosos. "O bairro que mais concentra os idosos é Brás Cubas, com mais de 8 mil, seguido por Jundiapeba e César de Souza. O conselho precisa ficar atendo às necessidades dos idosos de cada lugar", destacou Juraci Fernandes, ex-presidente do órgão. Ela informou que o governo do Estado também criou um fundo do idoso que investirá em infraestrutura nas cidades paulistas. 
"Este dinheiro será usado para a construção de centros de convivência. Espero que Mogi seja contemplada com alguma dessas estruturas", ressaltou Juraci.

Ela lembrou que outro benefício esperado para Mogi é a construção da Vila Dignidade, que dará moradia para 24 idosos de baixa renda escolhidos pelo próprio conselho. "Acredito que em 2013 a cidade já receba, pois Mogi deve ser um dos primeiros municípios contemplados", avaliou Juraci.

Fonte:Mogi News