Conselho Municipal do Idoso tem nova diretoria
Newton Muniz foi escolhido como novo presidente por meio de votação de 36 conselheiros que compõem a entidade e ficará no cargo até 2014
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Newton Muniz (de pé) é o novo presidente do Conselho do Idoso de Mogi das Cruzes. Ele foi escolhido por meio de votação
O Conselho Municipal do Idoso elegeu a nova diretoria que ficará à frente do órgão até 2014. A reunião foi realizada na manhã de ontem na Casa dos Conselhos, no Centro Cívico. As principais iniciativas que serão adotadas são fiscalização e regulamentação das casas de repouso que funcionam na cidade. Além disso, um trabalho será feito com as empresas municipais para que elas direcionem parte dos tributos para o fundo municipal do idoso.
O novo presidente do conselho, Newton Muniz, foi escolhido por meio de votação dos 36 conselheiros. "Meu nome foi escolhido por aclamação dos conselheiros. Já participava do conselho na última gestão e represento o Centro de Convivência Renascer da Terceira Idade", contou. O representante da Secretaria de Cultura, Auro Malaquias dos Santos, ficou com a vice-presidência, já o cargo de primeira secretária ficou com Celina do Carmo Bassi. Joana D´arc Vieira Souza Silva será e segunda secretária.
A ideia de Muniz é dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na atual gestão. "As iniciativas feitas até agora foram muito importantes. O conselho caminhou a passos largos. Pretendemos continuar a trajetória e ver os problemas que vão surgindo", disse.
Ele afirmou que a regularização das casas de repouso serão umas das metas do órgão. Hoje, alguns abrigos ainda estão em fase de inscrição no conselho.
"Queremos adequar estes locais e transformá-los em espaços dignos para os idosos. Vamos trabalhar ainda para deixar o fundo municipal do idoso operante, além de organizar uma grande campanha de regulamentação das vagas de estacionamento para os idosos", acrescentou.
Segundo o último censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mogi das Cruzes tem 39.816 idosos. "O bairro que mais concentra os idosos é Brás Cubas, com mais de 8 mil, seguido por Jundiapeba e César de Souza. O conselho precisa ficar atendo às necessidades dos idosos de cada lugar", destacou Juraci Fernandes, ex-presidente do órgão. Ela informou que o governo do Estado também criou um fundo do idoso que investirá em infraestrutura nas cidades paulistas.
"Este dinheiro será usado para a construção de centros de convivência. Espero que Mogi seja contemplada com alguma dessas estruturas", ressaltou Juraci.
Ela lembrou que outro benefício esperado para Mogi é a construção da Vila Dignidade, que dará moradia para 24 idosos de baixa renda escolhidos pelo próprio conselho. "Acredito que em 2013 a cidade já receba, pois Mogi deve ser um dos primeiros municípios contemplados", avaliou Juraci.
Fonte:Mogi News