domingo, 22 de julho de 2012

Mapa eleitoral Três regiões podem decidir a eleição



Brás Cubas, Jundiapeba e centro têm o número necessário de votos para concluir o pleito no primeiro turno
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Maior reduto eleitoral da cidade, Brás Cubas foi escolhido como um dos ponto de partida por aqueles que querem ocupar a prefeitura
Os eleitores dos distritos de Brás Cubas e Jundiapeba, além do centro, podem definir sozinhos, o futuro das eleições para prefeito em Mogi das Cruzes. Segundo dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estas regiões possuem 113.855 eleitores, número um pouco maior do que a previsão de votos válidos (50% +1) capaz de eleger um prefeito em primeiro turno. Estas três localidades devem ser também os maiores alvos das campanhas eleitorais nos próximos meses.
Brás Cubas, distrito que concentra 27% da população de Mogi, ou seja, 104.937 habitantes, é a região que também tem o maior número de eleitores, com 58.291 votantes. É neste distrito que fica o maior colégio eleitoral, com 8.879 eleitores inscritos em 24 seções, na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, pertencente a 287º Zona Eleitoral de Mogi.
Em seguida, na área central de Mogi, está a Escola Estadual Washington Luis com 8.492 eleitores cadastrados em 21 seções de votação. Este colégio eleitoral é subordinado à 74º Zona Eleitoral.
Jundiapeba é o segundo maior reduto eleitoral do município. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 49.186 habitantes e 31.255 eleitores. No distrito, a Escola Estadual Professor Cid Boucault é a que deve receber o maior número de eleitores no dia 7 de outubro. São 5.505 títulos cadastrados em 10 seções de votação.
Com base em cálculos feitos pelo Mogi News com a perspectiva de votos válidos para as eleições municipais deste ano, o próximo prefeito poderá ser reeleito com 105.593 votos, número equivalente a 50% da previsão de votos válidos, com base nas eleições de 2008, mais 1, completando a equação 50% +1, prevista na legislação eleitoral. Em números absolutos, a previsão de votos válidos para este ano chega a 211.184, excluindo-se o percentual de votos nulos, brancos e abstenções das eleições do ano passado, que foi de 24%.


Estratégia
Estrategicamente, Brás Cubas, Jundiapeba e centro foram as três regiões onde os candidatos ao cargo executivo iniciaram suas campanhas. O candidato a prefeito Jorge Paz (PSOL), por exemplo, iniciou sua campanha com a abordagem aos eleitores no Largo do Rosário, no centro. Já Marcos Soares (PT), começou as visitas "corpo a corpo" nas ruas de Jundiapeba.
Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que busca a reeleição, deu início a campanha em Brás Cubas, distrito onde recebeu o maior número de votos nas eleições realizadas em 2008.


Fonte:Mogi News