segunda-feira, 12 de março de 2012

Perimetral da Copa pode ser a solução


O grave problema do excesso de veículos no trecho urbano da SP-66 só deverá ser solucionado com a construção de uma nova via, que se transforme em uma alternativa para a circulação dos motoristas. Esse é um conceito que já não se discute. E justamente em razão desse consenso, é que as lideranças locais vêm se mobilizando em torno da viabilização do projeto viário, que pode ligar os municípios de Mogi, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo. Com custo estimado em cerca de R$ 400 milhões, a proposta vem sendo chamada de "Perimetral da Copa" e já foi apresentada ao Governo do Estado.


Caso seja construída, a futura avenida deverá ter um total 24 quilômetros e será paralela à linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O projeto deve ser iniciado em Mogi das Cruzes, com a implantação do tão esperado prolongamento da Avenida Guilherme Giorgi. Apenas o trecho mogiano, nos 4km entre Jundiapeba e Braz Cubas, está orçado em R$ 68 milhões. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) também vem tentando viabilizar a obra por meio de financiamentos federais.


Porém, a esperança do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) é de que o projeto completo seja aprovado pelo Estado, por meio da Agenda Metropolitana do Alto Tietê, que consiste em um amplo pacote de investimentos que deverá ser anunciado oficialmente no dia 30 deste mês pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Apenas neste dia, em evento que será realizado no Paradise Resort, em Jundiapeba, é que a Região saberá se terá o pleito atendido.


O presidente do Condemat, prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB), tem dado declarações bastante otimistas sobre a aprovação da obra. Segundo ele, o projeto é "estruturante" e tem caráter metropolitano já que significará uma interligação entre os municípios da Região e a Capital. (J.G.)


Fonte:O Diário de Mogi