segunda-feira, 12 de março de 2012

Base do PSD é atalho para alianças de Serra


SÃO PAULO
A boa relação do prefeito Gilberto Kassab (PSD) com sua base aliada em São Paulo será um atalho para a construção de alianças em torno da candidatura de José Serra (PSDB) no município. Kassab disse aos tucanos que vai trabalhar para levar o maior número de siglas que apoiam seu governo na Câmara Municipal para a chapa do ex-governador, o que pode facilitar as negociações com o PV, o PPS e o PSB.


O prefeito tem como trunfo o apoio tanto de partidos historicamente alinhados aos tucanos - o DEM e o PPS - quanto de siglas que integram o governo da presidente Dilma Rousseff - como o PSB e o PP. Na Câmara, Kassab só enfrenta resistência do PT, do PR e de parte do PTB.


O esforço de Kassab soma-se ao poder do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tem oferecido espaço a legendas amigas em seu secretariado.


A influência do prefeito sobre sua base rendeu sinais públicos de apoio a Serra por parte dos líderes municipais desses partidos. Vereadores do PV, do PPS, do PSB e do PP estiveram em um ato de apoio ao ex-governador na Câmara. . Com os trabalhistas, Kassab tem como arma seu bom trânsito com o presidente do partido, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, que frequenta o gabinete do prefeito.


Secretariado


Kassab também amarrou o PV a seus movimentos graças à relação com seu secretário de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, filiado à sigla. Ele é um quadros mais elogiados pelo prefeito e o único nome fora do PSD que Kassab cogita oferecer como vice para Serra.


Até o PCdoB entrou na órbita de Kassab, que ofereceu à sigla uma secretaria especial da Copa de 2014, no ano passado.Nas negociações por apoio dos partidos amigos, os tucanos esperam que Kassab distribua os cargos que devem ser abertos até o fim do mês com a saída de cinco secretários que serão indicados para o posto de vice: além de Eduardo Jorge, a vice-prefeita Alda Marco Antônio (Assistência Social), Alexandre Schneider (Educação), Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano) e Marcelo Branco (Transportes).


Somados, os partidos da base de Kassab representam um tempo de propaganda eleitoral de 7min39s. Sozinho, o PSDB teria cerca de 3min. Em 2008, quando Alckmin se candidatou à Prefeitura, sua coligação teve 4min27s a cada programa de TV, contra 6min40 de Marta Suplicy (PT) e 8min44s de Kassab.


Parte das legendas aliadas de Kassab, no entanto, estudam lançar candidaturas próprias, como o PPS e o PDT. Outras, como PSB e PCdoB, ainda negociam com PT e o PMDB.


Fonte:O Diário de Mogi