sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Ao ar livre Novo pacote prevê instalação de mais dez academias em praças


Prefeito Bertaiolli anunciou ontem expansão do programa com investimento que deve chegar a R$ 300 mil
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Autoridades inauguraram ontem mais uma academia ao ar livre; prefeito destacou benefício para a saúde das pessoas da terceira idade
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) anunciou ontem o investimento de R$ 300 mil para implantação de mais dez Academias da Terceira Idade (ATIs) em praças públicas. A proposta é de atingir, ao fim do semestre, a marca de 30 espaços que pretendem garantir melhor preparo e condicionamento físico dos mogianos, em especial, os idosos. 
A promessa feita por Bertaiolli em 2010 era de inaugurar 20 unidades até março deste ano. Contudo, segundo o prefeito, os pedidos são tantos que ele decidiu ampliar o projeto. "As academias ao ar livre não são apenas espaços com vários equipamentos para as pessoas se exercitarem. São também espaços para socialização, convívio entre as pessoas e até atividade de lazer. Além disso, é um investimento na saúde, já que ao realizar mais exercícios e ser menos sedentárias, as pessoas têm menos risco de contrair doenças e, portanto, menor risco de necessitarem dos serviços dos postos de saúde. É investimento em qualidade de vida", justificou o prefeito. 
"Não bastasse isso, onde quer que eu vá, moradores de diversos bairros me pedem para implantar uma ATI. Então, pela eficácia do programa e pela necessidade em alguns espaços, vamos ampliar o número de ATIs para atender o maior número possível de pessoas. A partir de abril, mais dez academias começarão a ser instaladas, o que deve seguir até junho", completou Bertaiolli, após solenidade de inauguração da 17ª ATI, na praça Antônio da Silva Fernandes, na Ponte Grande. 
Do primeiro pacote ainda faltam três academias a serem entregues: Jardim Universo (Praça José Domingos), Biritiba Ussu (rua Thiago Silvestre Furtado) e Parque Centenário. O secretário-adjunto de Esporte, Fred Abib, disse que o cronograma de entrega assim como a relação das novas praças que irão receber as academias ao ar livre ainda estão sendo definidos, porém, quatro ATIs já foram adquiridas pela Prefeitura. "Os equipamentos estão armazenados no Ginásio Municipal e tão logo sejam definidos os novos pontos, começaremos a instalação". 
Moradora há 48 anos na Ponte Grande, a aposentada Iracema Rodrigues, de 83 anos, estava ansiosa para utilizar a academia da praça Antônio da Silva Fernandes, vizinha à casa dela. "Antes aqui (na década de 50) o Centro de Zoonoses trazia animais, boi, vacas e cavalos para fazer a retirada de carrapatos. Depois o local ficou abandonado e o prefeito Chico Nogueira (Francisco Ribeiro Nogueira) é que decidiu transformar em praça. Ficou bom por um tempo, mas ações de vandalismo constantes sempre impediam a população de usar com maior frequência a praça. Mas agora, com a academia, a situação deve mudar, e para melhor", disse dona Iracema. 
A babá Solange Aparecida dos Santos, 40, e o marido dela, o motorista Airton da Silva, 43, também estão otimistas de que a praça da Ponte Grande não seja depredada. "Moro há cinco anos no bairro e nunca tinha vindo à praça porque achava muito deserta e perigosa. Agora, com academia, vai ter mais gente durante todo o dia. Se tivesse um playground para crianças seria melhor", sugere ela, que planeja levar o filho Gustavo, de quatro anos, para brincar na nova praça.


Fonte:Mogi News